A coordenação editorial do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, junto ao Núcleo Educativo, lança o catálogo “Máscara Humana” e “Em Busca de Sentidos – Material Educativo”, materiais da mostra “Máscara Humana”, realizada entre outubro de 2024 e abril de 2025 com 80 obras criadas por Rodrigo de Haro (1939-2021), pinturas e desenhos, e 25 objetos pertencentes ao artista de Santa Catarina.
O catálogo “Máscara Humana”, de 120 páginas, documenta a quinta exposição da instituição estruturada em 2022 para acessar a Coleção Collaço Paulo por meio de exposições, programas e iniciativas fortalecedoras do circuito de arte do Estado. Neste intento, os materiais agora lançados são fundamentais pois buscam o registro histórico das ações expositivas e arte educativas.
Fiel ao pensamento curatorial da mostra e ao design de Lorena Galeri, o catálogo “Máscara Humana” oferece a imagem de cada uma das obras, com etiquetas informativas incluindo título, data e dimensões, técnicas, além de fotografias ambientais que situam os trabalhos nas salas expositivas.
No texto de apresentação, Marcelo Collaço Paulo, diretor-presidente do instituto, é seguido por Francine Goudel, a curadora que, em “Artifício do Ser na Obra de Rodrigo de Haro”, expõe o conceito curatorial da mostra. Em “Meu Amigo, Dr. Marcelo”, o colecionador recorda do convívio com o artista, aponta facetas – da vida e da arte – e a amplitude do relacionamento. “Fui seu amigo, seu médico e um pouco mecenas. Escutava sobre seus amores, sabores e dissabores”, escreve. Ao fim, um perfil biográfico do artista.
Registro histórico, o catálogo “Máscara Humana” serve como fonte de pesquisa aos artistas, pesquisadores, colecionadores e instituições interessadas em temas transversais entre arte, arte educação e colecionismo. Do mesmo modo, em outro âmbito, “Em Busca de Sentidos – Material Educativo”, sob a coordenação editorial de Joana Amarante e Marcello Carpes, alarga o conteúdo em torno do artista, abre um outro campo de análise e atuação. Em 49 páginas, a montagem propositiva de atividades aos professores traz sugestões de apoio pedagógico que partem de cinco obras de Rodrigo de Haro que aparece compreendido a partir de um texto em primeira pessoa, dividido em seis atos que fazem transparecer o pensamento artístico, as personagens criadas, os elementos compositivos, as camadas de sentidos e interações simbólicas que a obra ainda sucinta.
A iniciativa firma o propósito de produzir arquivos que possam estimular novas investigações e iniciativas de arte educação. Ampliar as possibilidades de análises e o uso por parte de professores e estudiosos interessados neste tema. As duas publicações podem ser acessadas gratuitamente de modo virtual e contam com o apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi), apoio cultural da Ibagy, Cassol, Softplan, Hurbana, Corporate Park e Paradigma Cine Arte e o patrocínio da Prefeitura de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
Para acessar as publicações: https://institutocollacopaulo.com.br/publicacoes/