Os 46 trabalhos reunidos nesta mostra enfocam um entrelaçamento sem igual na história da arte de Santa Catarina: o artista e a cidade. A exposição, além das pinturas de Martinho de Haro, agrega um Bruggemann (1825–1894), um Eduardo Dias (1872–1945) e um Othon Friesz (1879-1949), todas integrantes da Coleção Collaço Paulo, pertencente ao casal Jeanine e Marcelo Collaço Paulo. Natural de São Joaquim, onde nasceu em 1907, Martinho passou a viver a partir de 1942 em Florianópolis, onde morreu em 1985. Para os curadores Francine Goudel e Ylmar Corrêa Neto, Martinho “revolucionou a representação da cidade, valorizou os costumes, o casario, o mar, o céu, as baías, as auroras e os ocasos, com cores suaves, enquadramentos cinematográficos, ângulos e motivos novos que resultam em uma potente imagem da Ilha de Santa Catarina”.
Quando: 15.3.2023 a 1.7.2023
Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC), Brasil
Quanto: Gratuito
Artistas integrantes da exposição
Bruggemann (1825–1894), Eduardo Dias (1872–1945), Martinho De Haro (1907-1985) e Othon Friesz (1879-1949)
Equipe
Curadoria, expografia e textos: Francine Goudel e Ylmar Corrêa Neto
Revisão e edição dos textos: Néri Pedroso
Coordenação de montagem: Cristina Maria Dalla Nora
Montagem: Flávio Xanxa Brunetto
Material educativo: Joana Amarante, Ana Martins e Julia Rocha
Material gráfico: Lorena Galery
Fotografia: Eduardo Marques
Realização: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação
Apoio Cultural: Dígitro e Ibagy
Patrocínio: Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Prefeitura Municipal de Florianópolis – Turismo, Cultura e Esporte
Para baixar o catálogo “Indivisível Substância: Martinho de Haro e Florianópolis”, clique aqui
Para baixar o material educativo “Em Busca de Sentidos”, clique aqui
