Notícias

Novas cartografias coletivas

O Núcleo Educativo do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, em Florianópolis (SC), aprofunda neste mês de maio o caráter reflexivo em torno da exposição “Indivisível Substância: Martinho de Haro e Florianópolis”, aberta até 1º de julho, com duas convidadas nos Sábados com Arte. Iniciativa oferecida de modo gratuito, possibilita um encontro com Lilian Barbon, no próximo sábado, dia 13, e com Andressa Argenta, no dia 27 de maio. Ambas são artistas visuais, professoras e pesquisadoras, com currículos que atestam experiência neste campo de saber. Coordenado por Joana Amarante, com apoio da estagiária Ana Martins, o Núcleo Educativo desenvolve ações que buscam estimular a curiosidade, o interesse, a reflexão, a vivência e o conhecimento em artes visuais. Com horários distintos – Barbon começa às 13h30 e Andressa às 15 horas -, é preciso alertar que menores de 14 anos devem estar acompanhados por seus responsáveis.

Leia Mais »

Momento substancial

Prestes a comemorar um ano da inauguração, ocorrida em Florianópolis (SC), em julho de 2022, a diretoria e a equipe técnica do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação preparam-se para evocar as conquistas deste período, concentrados no planejamento de uma exposição para ser vivida e lembrada como uma das mais importantes do circuito de arte brasileira. Além disso, neste momento, um recente anúncio sinaliza de modo animador a retidão de uma trajetória ainda iniciante. Ao divulgar a lista tríplice com os nomes dos indicados ao prêmio destinado aos artistas visuais, curadores, críticos, autores e instituições artísticas que mais contribuíram para a cultura nacional em 2022, a Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) inclui a iniciativa catarinense em cinco possibilidades de reconhecimento.

Leia Mais »

Retroprojetor e Instituto Conversa movimentam o Instituto Collaço Paulo

O Instituto Collaço – Centro de Arte e Educação, localizado no bairro Coqueiros, em Florianópolis (SC), ativa um novo programa e retoma outro para seguir no propósito de refletir sobre trajetórias e produzir conhecimento no campo das artes visuais. Na segunda, dia 24, às 19h30, o conferencista, pesquisador, professor, autor de livros, Raul Antelo abre o programa Retroprojetor: Encontros do Olhar, seis conferências que ele idealizou para a instituição e que ocorrerão entre abril e setembro. O primeiro encontro tem Antelo como destaque para fazer a abordagem “Dois Discípulos de Othon Friesz: Sgarbi e Martinho”. Dia 25, às 19h30, o programa Instituto Conversa recebe uma outra autoridade nas relações entre as artes visuais e a cidade de Florianópolis. Doutora e professora, Sandra Makowiecky faz a abordagem “Florianópolis em Tempos Diversos: Martinho de Haro entre Artistas”. A entrada é gratuita.

Leia Mais »

Legado na crítica de artes visuais e na literatura brasileira

As falas de Sandra Makowiecky e Joca Wolff encerram amanhã, dia 26, às 18h, nas Salas Lindolf Bell, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis (SC), o programa Homem Plural – 100 Anos de Harry Laus que marca o centenário deste catarinense nascido em Tijucas em 1922. A iniciativa aproxima seis instituições interessadas no reconhecimento de trajetórias e legados no campo da cultura. A ação do governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e do Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), conta com o apoio do Museu da Imagem e do Som (MIS), Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A entrada é gratuita.

Leia Mais »

Conversas e reflexões sobre um legado na administração de dois museus em SC

A vida e trajetória do jornalista, escritor, crítico de arte e gestor de museus Harry Laus está no foco do programa Homem Plural – 100 Anos de Harry Laus, que marca o centenário deste catarinense nascido em Tijucas em 1922. Três convidados hoje, dia 19, às 18h, nas Salas Lindolf Bell, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis (SC), abordam a atuação de Laus em dois importantes museus de Santa Catarina. “Laus na Gestão do Museu de Arte de Joinville (MAJ) e no Museu de Arte de Santa Catarina (Masc)” é o tema do terceiro encontro –  de um conjunto de quatro – uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e do Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), com o apoio do Museu da Imagem e do Som (MIS), Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A entrada é gratuita.

Leia Mais »

Homem Plural – 100 Anos de Harry Laus

No próximo dia 12, quarta-feira, às 18h, continua o programa Homem Plural – 100 Anos de Harry Laus –, a ser realizado na Sala Lindolf Bell, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis (SC). Além deste encontro, a ação segue nos dias 19 e 26 de abril, no mesmo local e horário. A vida e trajetória do jornalista, escritor, crítico de arte e gestor de museus natural de Tijucas (SC) conta com convidados e discussões presenciais que alinhavam memórias e análises sobre a amplitude deste legado. As atividades em torno do centenário abriram em dezembro do ano passado para marcar o nascimento do homenageado em 11 de dezembro de 1922.

Leia Mais »

Sobre arte, arquivos e exposições

Conferencista, pesquisador, professor, autor de livros, uma referência internacional no campo da literatura e das artes visuais, Raul Antelo idealizou uma série de encontros que movimentará o Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação em 2023. Interessada no intercâmbio pessoal e na partilha de conhecimento sobre arte, arquivos e exposições, a instituição desde a sua criação, em julho de 2022, esteve em contato com Antelo na perspectiva de alinhavar ações capazes de alargar sensibilidades e conexões com a comunidade.

Leia Mais »

Arte para celebrar Florianópolis

Parceiro da iniciativa, o Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, se insere na vasta programação da Maratona Cultural, que celebra com arte e cultura o aniversário de 350 anos de Florianópolis. O instituto oferece uma agenda especial com três dias de visitas mediadas e oficinas práticas para aproveitar o feriado. As ações são abertas, gratuitas e com vagas limitadas – 30 pessoas podem participar, atendendo o critério da ordem de chegada. Uma a cada dia, as visitas começam sempre às 15 horas. Menores de 14 anos devem ser acompanhados por seus responsáveis e cada atividade dura em torno de uma hora.

Leia Mais »

Martinho de Haro e Florianópolis

Mestre da composição, o pintor e desenhista Martinho de Haro (1907-1985) é um dos mais importantes artistas de Santa Catarina e uma forte representação do modernismo brasileiro. Homem e trajetórias qualitativas, ele ganha um tributo em Florianópolis (SC) com a exposição “Indivisível Substância: Martinho de Haro e Florianópolis” que abre no dia 15 de março, no Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação. Aberta até julho de 2023, a mostra pode ser visitada gratuitamente de segunda a sábado, entre 13h30 e 18h30.

Leia Mais »

Mediação, vivência e conhecimento

É de graça: Instituto Collaço Paulo Sábados com Arte Pela importância do acervo e expressiva visitação, a mostra “Mais Humano: Arte no Brasil de 1850-1930”, em cartaz no Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, em Florianópolis (SC), está prorrogada até 17 de fevereiro de 2023. Por tudo

Leia Mais »

Instituto Collaço Paulo - Todos os direitos reservados

Pular para o conteúdo