Bianca Tomaselli faz conferência sobre
o surrealismo no Instituto Collaço Paulo
Bianca Tomaselli faz na segunda-feira, dia 28 de agosto, às 19h30, no Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, a conferência “Surrealismo, Matéria e Magia”, na qual pretende, à luz da exposição “Elke Hering – Metamorfoses”, ampliar a compreensão sobre as vanguardas, em especial o surrealismo. Doutora em literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com estágio na Universidad de Granada (Espanha), mestra em artes visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Tomaselli é pesquisadora do Grupo Hispania na Escola Internacional de Doutorado da Universidade da Coruña, trabalha junto ao Institut de Recherche sur le Cinéma et l’Audiovisuel da Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3, pesquisando vanguardas e fascismos pós-1945. Arquiteta e urbanista pela UFSC, também é bacharel em artes plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), onde foi professora colaboradora do Departamento de Artes Visuais (2015-19). Como artista, tem obras no acervo de instituições públicas como o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (ES), Fundação Nacional de Artes (RJ), Fundação Joaquim Nabuco (PE) e Museu Nacional Victor Meirelles (SC).
A fala de Tomaselli no instituto insere-se no programa “Retroprojetor: Encontros do Olhar”, idealizado pelo intelectual Raul Antelo e composto de seis conferências realizadas entre abril e outubro, duas das quais proferidas por ele mesmo e as demais por seus convidados. Mensais, sempre às 19h30, com entrada gratuita, a participação é por ordem de chegada e as vagas são limitadas.
O surrealismo, antecipa a conferencista, pode ser entendido como um movimento amplo, que inclui experiências e invenções oriundas das primeiras vanguardas, mas também a reelaboração desses processos e sua apropriação, em tempos e continentes diversos. “Surrealismo, Matéria e Magia” pretende problematizar o modo como artistas tomaram o tema após a Segunda Guerra, de modo situado e por meio daquilo que Furio Jesi (1941-1980) chamaria de “operação alquímica”.
Produto cultural totalmente patrocinado pela Prefeitura de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (modalidade doação), o projeto expositivo de Elke Hering conta com o apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi), apoio cultural da Ibagy, parceiros que possibilitam uma agenda de encontros e reflexões. O Instituto Collaço Paulo realiza ações educativas com visitas mediadas e práticas imersivas. Neste momento, investe-se também em conteúdos auxiliares ao percurso expositivo como o lançamento de uma série de vídeos com audiodescrição e tradução em libras, e visitas mediadas em libras. Os recursos viabilizam também o transporte para grupos de estudantes da rede pública municipal.
Sintomas, derivas e desvios
O ideário de Raul Antelo para a criação do programa “Retroprojetor: Encontros do Olhar” parte “do pressuposto de que não há como sustentar uma reflexão estética, nem mesmo uma contestação política, acerca da história contemporânea, sem uma atitude genealógica e arqueológica que revele seus sintomas, seus movimentos inconscientes, suas derivas e desvios”.
O viés conceitual do programa está embasado no teórico André Malraux (1901-1976) que vê o museu como uma afirmação e, também, outras concepções, como a do museu imaginário, que é, conforme Antelo, “um questionamento, que leva a colar, montar experiências e espaços descontínuos (plásticos, filosóficos, políticos) para devolver ressonâncias a cada peça que contemplamos”.
Outro pensador adotado é Didi-Huberman que propõe como desafio “tornar a partir do zero: repensar as coisas de A a Z. Aprender de novo, sem descanso, começando pelas coisas de aparência mais simples. Ensaiar sem partir de um axioma: testar para ver, inventar novas regras do jogo e adotá-las apenas se doam algo, se são fecundas (atitude que os eruditos denominam heurística). Seja com a seriedade de uma empresa pedagógica, seja com o alvoroço de uma criança que lançará as letras do abecedário pelo ar: essa é a atitude própria da gaia ciência, com a qual Nietzsche (1844-1900) nos incita a subverter a separação secular entre o inteligível e o sensível”. O retroprojetor, explica o conferencista, permite captar “dinamogramas”, ou seja, deslocamentos provocados pelas falhas sísmicas, os movimentos tectônicos, as fraturas na história.
O programa encerra em 2 de outubro, com a convidada Andrea Giunta que enfoca “Brasilidade e Simultaneidade: Elke Hering entre Munich, Bahia e Blumenau”. Curadora, escritora e professora de arte latino-americana e arte moderna e contemporânea na Universidad de Buenos Aires, onde doutorou-se. Com amplo currículo, foi curadora-chefe da 12ª Bienal do Mercosul, “Feminismo (s). Visualidades, Ações, Afetos”, Porto Alegre (2020) e da exposição “Puisqu’il Fallait Tout Repenser” (Galería Rolf, Buenos Aires, 2020 / Les Rencontres d’Arles, 2021). Entre outros livros, é autora de “Feminismo y Arte Latinoamericano. Historias de Mujeres que Emanciparon el Cuerpo” (Siglo 21, 2018, 8ª ed. 2022) e de “Contra o Cânone: Arte Contemporânea em Um Mundo Sem Centro (Editora Nave, 2022).
AGENDA
28 de agosto de 2023, 19h30 – Bianca Tomaselli – “Surrealismo, Matéria e Magia”
2 de outubro de 2023, 19h30 – Andrea Giunta – “Brasilidade e Simultaneidade: Elke Hering entre Munich, Bahia e Blumenau”
JÁ REALIZADOS
24 de abril de 2023, 19h30 – Raul Antelo – “Dois Discípulos de Othon Friesz: Sgarbi e Martinho”
29 de maio de 2023, 19h30 – Rosângela Miranda Cherem – “Os Vazios de Martinho”
26 de junho de 2023, 19h30 – Ivo Mesquita – “A Resistência da Figura: Martinho, Di Cavalcanti e Outros Brasileiros Entre 1945 e 1955”
31 de julho de 2023, 19h30 – Raul Antelo – “A Eterna Ironia da Comunidade: Arte Normal, Anormal, Degenerada”
EQUIPE TÉCNICA DA EXPOSIÇÃO “ELKE HERING – METAMORFOSES”
Curadoria, expografia e textos: Denise Mattar
Assistente de curadoria: Felipe Barros Brito
Consultoria: Daiana Schvartz
Colaboração: Rafaela Hering Bell
Produção: Francine Goudel
Coordenação de acervo: Cristina Maria Dalla Nora
Montagem: Flávio Xanxa Brunetto
Material educativo: Joana Amarante e Ana Martins
Cenografia: Guilherme Isnard
Revisão e edição de textos: Néri Pedroso
Material gráfico: Ana Lucas
Fotografia: Eduardo Marques e Acervo Rafaela Bell
REALIZAÇÃO: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação
APOIO: Sesi
APOIO CULTURAL: Ibagy
PATROCÍNIO: Prefeitura de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (modalidade doação), Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes
SERVIÇO EXPOSIÇÃO
O quê: exposição “Elke Hering – Metamorfoses”
Quando: Até 2.12.2023; seg. a sex., 13h30 às 18h30, sáb., 10h30 às 15h30
Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC), tel.: (48) 3025-4058
Quanto: gratuito
SERVIÇO CONFERÊNCIA
O quê: “Surrealismo, Matéria e Magia”, com Bianca Tomaselli, mediação de Raul Antelo. Programa “Retroprojeto: Encontros do Olhar”
Quando: 28.8.2023, 19h30
Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC)
Quanto: gratuito. Vagas limitadas, por ordem de chegada