Instituto Entrevista

Entre tesouros

O historiador de arte Tiago Martins tem privilégios que poucos alcançam, como o de poder transitar nos bastidores do Museu do Louvre, do Museu de Belas Artes de Orléans, do Museu de Belas Artes de Amiens, Palácio de Versalhes e do Museu de Belas Artes de Bayonne, em Paris, onde vive há 17 anos. Junto a uma equipe, ajuda recentemente a restaurar oito pinturas da Catedral de Notre-Dame, após o incêndio em 2019. “Emocionante ver essas obras novamente expostas na catedral depois da reabertura”, diz ele.

Leia mais »

Revelações de Antelo

Raul Antelo, argentino nascido em Buenos Aires em 1950, vive no Brasil desde o início dos anos 1980, primeiro em São Paulo (SC), onde estuda na Universidade de São Paulo (USP), e depois, a partir de 1994, em Florianópolis (SC), começa a carreira acadêmica como professor titular na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Naturalizado como brasileiro, firma-se como pesquisador, autor, conferencista, professor visitante de universidades de outros países, autor de inúmeros livros, organizador de outros, coordenador editorial, como na Coleção Vozes Vizinhas (Ed.Argos) e editor da “Obra Completa” de Oliverio Girondo (1891-1967) para a coleção Archives da Unesco, conferencista, idealizador de projetos e mais recentemente, já fora da UFSC, passa a atuar também como curador.

Leia mais »

No amparo de bens culturais

A museologia pede conhecimento e uma série de estratégias em favor do que é raro e quase sempre belo, uma profissão de alta responsabilidade porque envolve bens públicos ou privados relativos ao patrimônio cultural e histórico de instituições. A museóloga Cristina Maria Dalla Nora administra diariamente uma rotina intensa entre acervos, projetos e instituições, entre elas o Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, em Florianópolis (SC).

Leia mais »

Entre Weingartners

Paulo Gomes, professor doutor que vive em Porto Alegre (RS), aproveitou no último mês de março, dias agradáveis em Florianópolis (SC), onde veio a convite do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), numa iniciativa da linha de teoria e história das artes visuais.

Leia mais »

Instituto Collaço Paulo - Todos os direitos reservados

Pular para o conteúdo