
Entre tesouros
O historiador de arte Tiago Martins tem privilégios que poucos alcançam, como o de poder transitar nos bastidores do Museu do Louvre, do Museu de Belas Artes de Orléans, do Museu de Belas Artes de Amiens, Palácio de Versalhes e do Museu de Belas Artes de Bayonne, em Paris, onde vive há 17 anos. Junto a uma equipe, ajuda recentemente a restaurar oito pinturas da Catedral de Notre-Dame, após o incêndio em 2019. “Emocionante ver essas obras novamente expostas na catedral depois da reabertura”, diz ele.

Revelações de Antelo
Raul Antelo, argentino nascido em Buenos Aires em 1950, vive no Brasil desde o início dos anos 1980, primeiro em São Paulo (SC), onde estuda na Universidade de São Paulo (USP), e depois, a partir de 1994, em Florianópolis (SC), começa a carreira acadêmica como professor titular na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Naturalizado como brasileiro, firma-se como pesquisador, autor, conferencista, professor visitante de universidades de outros países, autor de inúmeros livros, organizador de outros, coordenador editorial, como na Coleção Vozes Vizinhas (Ed.Argos) e editor da “Obra Completa” de Oliverio Girondo (1891-1967) para a coleção Archives da Unesco, conferencista, idealizador de projetos e mais recentemente, já fora da UFSC, passa a atuar também como curador.

No amparo de bens culturais
A museologia pede conhecimento e uma série de estratégias em favor do que é raro e quase sempre belo, uma profissão de alta responsabilidade porque envolve bens públicos ou privados relativos ao patrimônio cultural e histórico de instituições. A museóloga Cristina Maria Dalla Nora administra diariamente uma rotina intensa entre acervos, projetos e instituições, entre elas o Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, em Florianópolis (SC).

Entre Weingartners
Paulo Gomes, professor doutor que vive em Porto Alegre (RS), aproveitou no último mês de março, dias agradáveis em Florianópolis (SC), onde veio a convite do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), numa iniciativa da linha de teoria e história das artes visuais.