marca-com-tagline-01

Notícias

Finalista, de novo na ABCA!

“Etérea” é indicada a prêmio de melhor mostra na região Sul   A Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) divulgou os finalistas para as premiações de 2023. A entidade condecora anualmente críticos de arte, curadores, artistas visuais, pesquisadores, autores e instituições que realizaram no ano ações expressivas e passíveis

Leia Mais »

Arte e ancestralidade

Uma produção artística que aproxima a história da arte, o sincretismo religioso e a moda, um artista – Gustavo Nazareno – que se faz conhecer em Santa Catarina por intermédio de “Exu”, a única obra de sua autoria inserida na exposição “Etérea” que permanece aberta com entrada gratuita até 29 de junho, no Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, em Florianópolis (SC). No dia 7 de maio, às 17 horas, ocorre mais um Instituto Conversa, programa do Núcleo Educativo que oferece uma oportunidade para conhecer Nazareno. Intitulada “Entre o Ancestral e o Contemporâneo”, a conversa será realizada em formato híbrido com a mediação de Marcello Carpes no Instituto Collaço Paulo e o artista falando virtualmente de São Paulo. Com entrada gratuita, a participação é por ordem de chegada e as vagas são limitadas.

Leia Mais »

“Etérea” integra a Maratona Cultural

Já uma tradição na agenda, a Maratona Cultural alcança em Florianópolis (SC) sua décima edição cercada de expectativa em torno de uma intensa agenda entre 22 e 24 de março que celebra o 351º aniversário da cidade no dia 23.

Leia Mais »

Experiência de ateliê

O Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação integra a programação da Maratona Cultura 10 Anos, um dos principais eventos multiculturais de Santa Catarina que movimenta Florianópolis entre 22 e 24 de março.

Leia Mais »

No trato dos bens culturais

No dia 12 de março, às 17 horas, no Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, em Florianópolis (SC), a conservadora-restauradora Sára Fermiano faz a palestra “O Acervo em Tratamento”, ação do Núcleo Educativo vinculada à exposição “Etérea” e ao programa Instituto Conversa.

Leia Mais »

“Etérea” integra agenda do Natal Magia

O Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação integra a programação de Natal Florianópolis 2023, o Natal Magia, que propõe celebrar a data como uma jornada mágica no coração da Ilha de Santa Catarina. Com uma ampla agenda de atrações, a Prefeitura de Florianópolis transforma a cidade em um espetáculo de luzes e magia, criando uma atmosfera festiva com diferentes cenários montados em lugares distintos. A instituição, sediada em Coqueiros, participa com a exposição “Etérea”, que pode ser visitada gratuitamente de segunda a sábado, entre 13h30 e 18h30. Potente, com imagens que se aproximam por uma temática sagrada, a mostra reúne cerca de cem obras, entre trabalhos artísticos e artefatos.

Leia Mais »

Do humano ao divino

Um novo e inusitado recorte na Coleção Collaço Paulo resulta na exposição “Etérea” que abre no dia 20 de dezembro, no Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, em Florianópolis (SC), com cerca de cem obras, entre trabalhos artísticos e artefatos que se aproximam pelo sagrado. Criadas por artistas conhecidos e desconhecidos, representativos de diferentes escolas e países, as peças abarcam religiões de matrizes distintas, um tempo que se estende entre os séculos 14 e 21, além de uma ampla gama de materialidades e linguagens – bronze, cerâmica, madeira, pintura, escultura, entre outras. O conjunto chama a atenção ora pela imponência e suntuosidade, ora por um austero vigor ou, em outros momentos, pela simplicidade. Sempre sob a ótica do pensamento de uma época, o visitante deve estabelecer correspondências constantes entre as mudanças nos âmbitos do tempo, da vida e da arte, a mostra convida à reflexão. Importante um exame mais atento às raridades.

Leia Mais »

Visita mediada e atividade educativa

O Sábados com Arte, um dos programas do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, é um espaço voltado ao encontro, à reflexão, ao conhecimento, à criatividade e a uma boa conversa. No próximo sábado, dia 2 de dezembro, entre às 11 e 12 horas, o Núcleo Educativo realiza uma experiência de ateliê em torno da mostra “Elke Hering – Metamorfoses”. Dividida em dois momentos, os interessados irão trabalhar com desenho de observação e modelagem em argila. Gratuita, a atividade no Ateliê de Imersão é aberta à comunidade e ocorre logo após uma visita mediada. Toda a atividade terá tradução em libras. O acesso à participação é por ordem de chegada e as vagas são limitadas. Menores de 14 anos devem estar acompanhados por seus responsáveis.

Leia Mais »

Iniciativa enriquece a exposição de Elke

O Instituto Collaço – Centro de Arte e Educação, localizado no bairro Coqueiros, em Florianópolis (SC), ativa de novo o programa Instituto Conversa e, de modo simultâneo, promove o pré-lançamento do livro “Elke Hering: Diários de Formação” (Editora Humana), iniciativas que pretendem acionar reflexões em torno da exposição “Elke Hering –Metamorfoses” que se mantém aberta na instituição, com visitação gratuita, até 2 de dezembro. A convidada é a pesquisadora Daiana Schvartz, que vive em Chapecó (SC). O programa ocorre em formato virtual, pelo Youtube, em https://www.youtube.com/@institutocollacopaulo.

Leia Mais »

Oferta de ferramentas interativas

Ações integradas que envolvem a recepção do público, visitas mediadas, formação de professores, conversações com estudantes e especialistas, recebimento de escolas e grupos representativos de diferentes instituições e entidades de classe, grupos de estudo e atividades no Ateliê de Imersão são ações desenvolvidas na rotina do Núcleo Educativo do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação. Um eixo move o trabalho coordenado por Joana Amarante: o desejo de proporcionar a um amplo público, momentos de reflexão e experiências sobre o fazer e o pensar artístico. A criação de materiais educativos é um outro desdobramento na intensa agenda de trabalho do setor e as ferramentas interativas integram esse processo criativo e oferta.

Leia Mais »

Experiência de ateliê

O Sábados com Arte, um dos programas do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, é um espaço voltado ao encontro, à reflexão, ao conhecimento, à criatividade e a uma boa conversa. No próximo sábado, dia 18 de novembro, entre às 11 e 12 horas, o Núcleo Educativo realiza uma experiência de ateliê em torno da mostra “Elke Hering – Metamorfoses”. Gratuita, a atividade no Ateliê de Imersão é aberta à comunidade e ocorre logo após uma visita mediada. Dividida em dois momentos, os interessados poderão trabalhar com desenho de observação e modelagem em argila. O acesso à participação é por ordem de chegada e as vagas são limitadas. Menores de 14 anos devem estar acompanhados por seus responsáveis.

Leia Mais »

Coleção, pensamento e parcerias

O Instituto Collaço Paulo – Centro de Artes e Educação, o Museu da Escola Catarinense (Mesc), o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) unem-se para realizar, no Mesc, em Florianópolis (SC), nos dias 9 de novembro, a partir das 14 horas, e no dia 10, a partir das 9 horas, o seminário “Tudo se Deseja Ver – Mergulhos na Coleção Collaço Paulo”. A agenda prevê também o lançamento do livro “Passado-presente em Obras Tridimensionais: Uma História da Arte de Santa Catarina”, organizado por Sandra Makowiecky e Luana M. Wedekin. A participação é aberta ao público interessado, mediante inscrição (veja serviço).

Leia Mais »

Siga-nos em nossos canais

Pular para o conteúdo