Na próxima segunda-feira, dia 25, integrantes da Associação de Surdos da Grande Florianópolis (ASGF) visitam o Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação que promove, até o dia 2 de dezembro, a exposição “Elke Hering – Metamorfoses”. Para conhecer a produção da artista blumenauense e dialogar com as profissionais do Núcleo Educativo da casa, está previsto um encontro mediado totalmente em libras, para o público alvo de pessoas com surdez, com a arte educadora e intérprete Carolina Rögelin. Adesão é gratuita e por ordem de chegada. Com a iniciativa, o Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação integra-se à campanha Setembro Verde, mês dedicado aos temas da inclusão social e acessibilidade de pessoas com deficiência, outorgado pela lei nº 11.133 de 14 de julho de 2005.
Alinhar-se aos debates nacionais em torno da educação museal e acessibilidade plena é um dos compromissos do instituto que promove visitas mediadas para grupos especiais em setembro, outubro e novembro. No dia 14 de setembro, a equipe recebeu um grupo da Associação Catarinense para Integração do Cego (Acic) que resultou num momento de troca intensa e muito conhecimento. Joana Amarante, coordenadora do Núcleo Educativo, diz que a visita da Acic possibilitou um outro olhar para as esculturas de Elke Hering. “Um descobrir de outras texturas, falhas, faltas, excessos. Uma mediação mais da escuta, das percepções dos sentidos, da calma”, define ela.
Outra iniciativa realizada neste contexto é o lançamento dos vídeos de acessibilidade em torno da exposição “Elke Hering – Metamorfoses”, um material de apoio em libras, com legenda e audiodescrição que também pode ser lido pelos QRcodes dispostos na mostra. Por meio de um vídeo estruturante, os outros seguem a cor das salas expositivas (azul, cinza, verde e bege). A proposição educativa destaca singularidades e perspectivas específicas para ampliar o acesso e o conhecimento sobre a artista e seus trabalhos. Os vídeos podem ser acessados em: https://www.youtube.com/@institutocollacopaulo
Em novembro, ocorre mais uma visita mediada totalmente em libras, mas a data ainda será definida. Em parceria com Acic, está pré-agendada uma visita em conjunto com Camila Vieira, professora de artes da associação, e Joana Amarante, coordenadora do Núcleo Educativo do instituto. A data ainda em planejamento.
A exposição “Elke Hering – Metamorfoses” e as iniciativas que asseguram acessibilidade contam com o apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi), apoio cultural da Ibagy e patrocínio da Prefeitura de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Com esse engajamento empresarial, o Instituto Collaço Paulo garante o acesso das ações educativas e inclusivas, ofertando o transporte para grupos de estudantes da rede pública municipal para acompanhar visitas mediadas e práticas imersivas, além de realizar outras ações educativas para amplo público.
Ficha técnica dos vídeos de acessibilidade
Produção: Francine Goudel e Joana Amarante
Captação, iluminação e edição: Bardt Films
Intérprete: Carolina Rögelin
Textos: Carolina Rögelin, Francine Goudel e Joana Amarante
Realização: Instituto Collaço Paulo
Sinopse da exposição “Elke Hering- Metamorfoses”
Um dos mais importantes eixos da Coleção Collaço Paulo ganha visibilidade na terceira exposição do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação inaugurado em julho de 2022. “Elke Hering – Metamorfoses” reúne 75 trabalhos apresentados em sete núcleos nos quais estão esculturas, pinturas, aquarelas que abrangem parte da produção da artista realizada entre 1956 e 1994 no Brasil, nos Estados Unidos e na Alemanha. Sexualidade, o corpo e os embates existenciais, associados às pesquisas sobre os ditames das correntes artísticas do seu tempo, sobressaem nesta poética inscrita na história da arte do Brasil com pleno domínio do desenho, da cor, da forma e do espaço. Para marcar um ano de existência, o instituto oferece a oportunidade de análise e reflexão sobre uma trajetória que deve também ser pensada à luz do pensamento feminista. A curadoria é assinada por Denise Mattar, com consultoria de Daiana Schvartz.
Equipe Técnica da exposição
Curadoria, expografia e textos: Denise Mattar
Assistente de curadoria: Felipe Barros Brito
Consultoria: Daiana Schvartz
Colaboração: Rafaela Hering Bell
Produção: Francine Goudel
Coordenação de acervo: Cristina Maria Dalla Nora
Montagem: Flávio Xanxa Brunetto
Material educativo: Joana Amarante e Ana Martins
Cenografia: Guilherme Isnard
Revisão e edição de textos: Néri Pedroso
Material gráfico: Ana Lucas
Fotografia: Eduardo Marques e Acervo Rafaela Bell
Realização: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação
Apoio: Sesi
Apoio Cultural: Ibagy
Patrocínio: Prefeitura de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (modalidade doação), Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes
Serviço
O quê: exposição “Elke Hering – Metamorfoses”
Quando: até 2.12.2023; seg. a sex., 13h30 às 18h30, sáb., 10h30 às 15h30
Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC)
Quanto: gratuito