A serviço da sociedade e do seu desenvolvimento cultural, a Coleção Collaço Paulo envolve inúmeros profissionais e atividades como cuidados com a preservação, práticas de conservação e restauro, criação de conceitos curatoriais, estudos para o campo da arte educação e ações de divulgação, entre as quais está a publicação dos catálogos das exposições realizadas, que somam três com a atual “Elke Hering – Metamorfoses”, aberta até 2 de dezembro. O Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, com pouco mais de um ano de sua inauguração em julho de 2022, lança o segundo catálogo, constituindo a memória da mostra “Indivisível Substância: Martinho de Haro e Florianópolis” e o material educativo “Em Busca de Sentidos”. A iniciativa firma o propósito de produzir arquivos que possam estimular novas investigações e iniciativas de arte educação. O que se quer é ampliar as possibilidades de análises e o uso por parte de professores e estudiosos interessados neste tema. As duas publicações podem ser acessadas de modo virtual.

O segundo catálogo lançado pelo instituto tem a coordenação editorial de Francine Goudel e Néri Pedroso que, em busca de uma unidade, seguem a concepção inaugural, acessível e didático, para amplo público. design gráfico é de Lorena Galeri e a edição de imagem de Shayda Cazaubon. Com 69 páginas, ele traz fotografias de Eduardo Marques de todas as obras e dois textos, a começar pela apresentação do presidente da instituição, Marcelo Collaço Paulo, que escreve “A Arte como Forma de Viver”. Os curadores Francine Goudel e Ylmar Corrêa Neto assinam “Representação e Cidade em Indivisível Substância”. Há ainda quatro breves biografias dos artistas da exposição, Martinho de Haro (1907-1985), Eduardo Dias (1872-1945), Bruggemann (1825-1894) e Othon Friesz (1879-1949). Texto, imagens e organização se unem em favor de um objetivo comum entre a curadoria, o educativo e a comunicação.

“Em busca de Sentidos”, o material educativo tem 66 páginas, organização e textos de Joana Amarante e Ana Martins. Reproduz cinco obras apresentadas na exposição “Indivisível Substância” e se propõe como uma ferramenta auxiliar para os professores da rede pública e privada. Aponta caminhos reflexivos, modos de análise, compartilha uma coleção de perguntas, enfim, convida à exploração imagética e aproxima artistas do passado com os contemporâneos. Para essa exposição, as duas educadoras criaram um recurso interativo, um mapa que relaciona as obras de Martinho de Haro com as imagens da atual Florianópolis.

As publicações assumem múltiplas formas e funções dentro do circuito de artes visuais. Ao partilhar o pensamento conceitual em torno de suas atividades, a equipe do Instituto Collaço Paulo busca aprofundar o entendimento sobre a exposição “Indivisível Substância: Martinho de Haro e Florianópolis”, memorizando concepções, discursos educativos, expografia, montagem e ações.

 

Para acessar as publicações

http://institutocollacopaulo.com.br/indivisivel-substancia-martinho-de-haro-e-florianopolis/

 

 

 

 

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