Galeria de Curitiba apresenta “São Sebastião Brasileiro”,

tela de Lara Baruzzo feita para o Instituto Collaço Paulo

 

O Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação participa com a Artestil, uma das mais tradicionais galerias de arte de Curitiba (PR), de um evento no dia 31 de outubro, às 17 horas, quando a artista Lara Baruzzo apresenta o seu mais recente trabalho, a pintura “São Sebastião Brasileiro” (2023 – óleo sobre tela, 2,20 x 1,20cm) que passa a integrar a Coleção Collaço Paulo, um acervo constituído em Florianópolis (SC) que abarca obras do século 15 ao 21 e está disponível a ações de arte e educação. A primeira parceria entre o Instituto Collaço Paulo e a Artestil consolida o desejo de novas conexões, numa permanente tentativa de ampliar o âmbito das reflexões em torno das artes visuais.

O encontro, aberto ao público, ocorre na galeria, localizada na emblemática rua Carlos de Carvalho, no Batel, região vocacionada para a decoração em Curitiba. O espaço tem mais de quatro décadas de existência, representa artistas paranaenses e outros nomes do cenário nacional e internacional das artes. Conduzido por Liliana Cabral, galerista e produtora cultural que traz em seu currículo inúmeras mostras, entre outros lugares, no Museu Oscar Niemeyer e Museu Guido Viaro, a Artestil, uma referência em Curitiba, comemorou o centenário da Semana de Arte Moderna, presenteando a cidade com um gigantesco mural em sua fachada, uma obra de arte urbana assinada pelo artista Hudson Melo que, em leitura contemporânea, traz elementos locais como a gralha azul e o pinheiro.

 

Processo de criação

A Artestil Galeria de Arte sedia a master class sobre a obra “São Sebastião Brasileiro”, produzida por Lara Baruzzo para o Instituto Collaço Paulo.  A apresentação antecede a entrega técnica do trabalho que a galeria e a artista farão ao presidente do Instituto Collaço Paulo, Marcelo Collaço Paulo, e vice-presidente Jeanine Gondin Paulo. A galeria, que representa a artista, recebe estudiosos, interessados e colecionadores para celebrar a grandeza da arte brasileira.

Na ocasião, Baruzzo expõe o processo de criação de “São Sebastião Brasileiro”. Trabalho de intensa pesquisa histórica para compor todos os elementos, ela investe em estudos minuciosos de busca de uma poética inserida no ato técnico da pintura. São Sebastião teria sido um soldado romano martirizado por não renegar a fé em Jesus Cristo. “Todo santo intercede naquilo que teve dificuldade. Ele não morre quando é flechado. Sobrevive e segue intercedendo pelos valores cristãos do amor e do perdão. É um herói da fé”, explica a artista. O santo é considerado protetor da humanidade contra a fome, a peste e a guerra.

A tela ainda alude à Batalha de Guanabara, onde se acredita que o santo teria aparecido apenas para os índios, quase que um protetor do território dos povos originários, por isso São Sebastião batiza o Estado do Rio de Janeiro. A Ilha de Santa Catarina também está presente na representação, com uma imagem de Nossa Senhora do Desterro.  Alguns dos principais ciclos da economia colonial brasileira estão representados pelas folhas e frutos do café, erva-mate e cana-de-açúcar. Outras referências remetem à luta contra a morte e um liame com os embates da humanidade e da ciência contra a covid-19.

Não se trata no processo de criação, segundo Baruzzo, de copiar uma fotografia. A ideia primordial é romper a imagem em partes, colocando o foco no problema visual a ser resolvido na tela. Para isso, começa por uma grisalha, ou seja, uma pintura monocromática, em tons de cinza, branco e preto, que produz efeitos da claridade, procedimento que ganha inúmeras outras fases, entre elas, tonalidades mais fortes para “mostrar os pontos de luz e os planos de sombra”, estudos de desenho, de gestual para captar o movimento. “A melhor forma de entender o que estou pintando é entender a forma do desenho para só, então, fazer estudos de pintura”, diz a artista que segue o pensamento do renascentista Leonardo da Vinci (1452-1519), quando ele propõe que se pinte apenas quando se compreender efetivamente o que será pintado.

Mergulhar na anatomia humana é imprescindível, muito mais do que apenas copiar os signos da fotografia, ampliar a capacidade de projetar a inteligência humana em realidade material estética, algo que se manifesta não apenas pelo intuitivo, esse bastante importante, mas também pela racionalidade, como nos estudos da cor e da estrutura anatômica. A musculatura, por exemplo, exige atenção, verificar se os perônios breves e longos estão contraídos, como ficam quando são encurtados, pressionados nos movimentos, olhar cada detalhe, como os pés, se eles estão sob tensão completa ou não ao pisar no assoalho. Faz escolhas, se quer deixar relaxado ou não, se busca leveza ou não. Em cinco meses, além de análises exaustivas, em grande volume, entram nesta composição os estudos literários e culturais da artista que também influenciam na obra.

Baruzzo quer mostrar o quanto o corpo pode manifestar a beleza em toda a sua expressão, que ele manifestado em uma pintura traz um momento da ação, da narrativa. “Faço a pintura com toda essa preocupação e consciência e penso como seria se tivéssemos corpos gloriosos, como andaríamos com a sensibilidade destes corpos que mencionam a entrega e a humildade no sofrimento.”

Pintar é pensar muito além do movimento de um corpo. Trata-se de ampla reflexão e capacidade de gerar sensações, como no caso, a sensação da elegância obtida diante do sofrimento de um mártir, e da vitória à frente do martírio e “eu conseguir manifestar o que foi alcançado em cada ato técnico”. Processo criativo tão intenso e interessante, que a artista sequer vê o tempo passar quando está em busca de resultados.

 

Sobre a artista

Lara Baruzzo tem uma trajetória extensa e plural na cena artística. Além de formações no Brasil e na Europa, ela aprimora suas habilidades com importantes nomes internacionais como Steve Huston, Glenn Vilppu, Sheldon Borenstein entre outros. Foi mentorada por Mathieu Noziere (França), Gustavo Diaz (Porto Alegre/Brasil) e Kathiucia Dias (Los Angeles/USA). Lara expõe desde 2011 e é representada por Liliana Cabral, da Artestil Galeria de Arte, de Curitiba.

 

Serviço

O quê: master class sobre a obra “São Sebastião Brasileiro” (2023), produzida por Lara Baruzzo para o Instituto Collaço Paulo

Quando: 31.10.2023, 17h

Onde: Galeria Artestil, rua Carlos de Carvalho, 1.663, bairro
Batel, Curitiba (PR), tel.: 41 99274-5443

Quanto: gratuito

 

SAIBA MAIS
https://www.artestilgaleriadearte.com.br

https://www.instagram.com/artestilgaleriadearte

 

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