Na mistura de línguas, entre o espanhol e o português, o Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação promove no dia 3 de dezembro, às 15h30, mais um programa Instituto Conversa, agora com Andrés De Leo e Diana Castillo, curadores da mostra “Céu e Terra dos Andes”, do Centro de Pesquisa e Conservação do Patrimônio da Universidade de Engenharia e Tecnologia (Utec), do Peru. No dia 4, às 15h30, eles fazem uma visita pela exposição, aberta para o público, com a intenção de ampliar o entendimento da produção apresentada. Com 30 vagas, a iniciativa exige inscrição antecipada (veja serviço abaixo).

A arte andina ganha visibilidade em Florianópolis (SC) a partir da transposição de modelos europeus, afirma a produção pictórica em sua força de reinterpretação, “algo novo para a história, um percurso de arte entre a devoção terrena e a visão celestial”, conforme escrevem os dois especialistas que, no Instituto Conversa, abordam a “Devoção e Cores da Arte do Vice-Reinado nos Andes”, compartilhando os conceitos adotados na apresentação de 40 pinturas, além de objetos, artefatos, registros audiovisuais e materiais de ateliê. A participação do público é gratuita e será realizada no Ateliê de Imersão.

 

Sólidas carreiras

De Leo e Castillo têm trajetórias e reconhecimento internacional. Arquiteta especializada em conservação e gestão do patrimônio cultural, ela concentra-se em pesquisas recentes no estudo técnico e material da arte virreinal peruana. Sua atuação e nome estão fortemente vinculados ao projeto integral de restauração da igreja São Pedro Apóstolo de Andahuaylillas, patrimônio artístico e cultural que associa a fé católica e as tradições andinas. A cerca de 11 quilômetros de Cusco, edificada no século16, tombada pelo Ministério da Cultura do Peru em 2010, ela é referenciada como a Capela Sistina dos Andes por sua arquitetura, belos murais e importância histórica.

Doutora em história da arte pela Universidade Nacional Autônoma do México (Unam), Castillo é pesquisadora no Centro de Pesquisa e Conservação do Patrimônio e professora na Universidade de Engenharia e Tecnologia do Peru (Utec). Atualmente co-coordena os projetos Catalogação e Adequação do Depósito de Obras de Arte do Monastério de Santa Teresa em Ayacucho e Reforço Estrutural e Conservação da Pintura Mural da Capela de Canincunca – Cusco, ambos financiados pelo Fundo da Embaixada dos Estados Unidos, assim como o projeto Diagnóstico e Documentação do Camarim do Santíssimo da Igreja de Santo Domingo em Lima, financiado pela Thoma Foundation.

Como curadora, participou das exposições “In_visible – El Arte Visto Através de la Ciência” (2023), “Anatomía del Arte” (2024) e “María, Materialidad Divina” (2025), no Museu Pedro de Osma. Docente em diferentes programas de pós-graduação, ministra conferências em fóruns internacionais. É membro dos seminários internacionais Escultura Virreinal e Retablos Hispanoamericanos do Instituto de Investigações Estéticas da Unam. Atualmente coordena o mestrado em gestão de coleções e conservação preventiva da Utec.

Andrés De Leo, também arquiteto, obteve diploma na UABJO, no México. Mestre em história da arte pela Unam, com menção honrosa, prêmio ao mérito acadêmico e melhor tese em história da arte. Participou de fóruns nacionais e internacionais na Espanha, Portugal, Guatemala, Equador, Peru e Estados Unidos, com conferências sobre humanidades digitais, prataria, retábulos, pintura e arquitetura dos vice-reinados novo espanico e peruano, suas principais linhas de pesquisa. Autor de inúmeros artigos, resultado de estágios em Portugal, Itália, Espanha, Peru e Equador.

Doutor em história da arte, colaborou por 17 anos no projeto Catálogo de Bens Artísticos com Valor Patrimonial Contidos em Recintos Religiosos do Instituto de Investigações Estéticas da Unam. Atuou como chefe do Departamento de Estudos Históricos e Pesquisa do Instituto do Patrimônio Cultural do Estado de Oaxaca, México. Na docência, trabalhou como professor na Universidade La Salle, no mestrado em história da arte da Unam e no mestrado em arquitetura da Universidade Nacional San Antonio Abad del Cusco, Peru.

Desde 2013, é membro ativo do seminário internacional de pesquisa La Plata en España y México – Siglos 16 al 19 do Inah e, desde 2020, membro do seminário internacional de pesquisa sobre Retablos Hispanoamericanos da Unam. Foi responsável pela curadoria do Museu do Templo de San Pedro Apóstol em Andahuaylillas, Peru, assim como da exposição “Plus Ultra. Lo Común y lo Propio d la Platería Novohispana”, na Casa de México na Espanha, em Madri. Também coordenou as exposições “In_visible – El Arte Visto por la Ciencia, “María Materialidad Divina”, no Museu Pedro de Osma, Peru, e “Ecos del Virreinato de Peru”, em Madri, Espanha.

 

Intercâmbio e apoio cultural

A exposição convida o público a descobrir a riqueza espiritual, técnica e simbólica da arte da América Latina. A colaboração entre o Instituto Collaço Paulo e a Utec fortalece o intercâmbio acadêmico e cultural entre o Peru e o Brasil. A iniciativa conta com o apoio de Utec, Sesi, Ibagy, Corporate Park e Paradigma Cine Arte.

 

Serviço

O quê: Instituto Conversa “Devoção e Cores da Arte do Vice-Reinado nos Andes” com Andrés De Leo e Diana Castillo, curadores

Quando: 3.12.2025, 15h30

Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC), tel.: (48) 3025-4058

Quanto: gratuito, com 40 vagas – de acordo com a chegada dos interessados

 

Serviço

O quê: Visita com Andrés De Leo e Diana Castillo

Quando: 4.12.2025, 15h30

Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC), tel.: (48) 3025-4058

Quanto: gratuito, com 30 vagas mediante inscrição no formulário: https://forms.gle/biJ1iiPw54JqUECK7

 

Serviço

O quê: exposição “Céu e Terra dos Andes”, curadoria de Andrés De Leo e Diana Castillo

Quando: 3.12.2025 a 11.7.2026, seg. a sáb., 13h às 18h30

Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC), tel.: (48) 3025-4058

Quanto: gratuito

 

Realização: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação

Apoio: Centro de Pesquisa e Conservação do Patrimônio da Universidade de Engenharia e Tecnologia, Sesi, Ibagy, Corporate Park e Paradigma Cine Arte

 

 

Legenda e crédito da foto: Os professores doutores Diana Castillo e Andrés De Leo, convidados do Instituto Collaço Paulo.  Jimena Tello/Foto Divulgação

Pular para o conteúdo