Walter Benjamin, literatura, fotografia e artes visuais no sábado do Instituto Collaço Paulo

“Afinidades de Benjamin com ‘Mais Humano’” é o tema de um encontro com Maria Aparecida Barbosa no dia 10 de dezembro de 2022, às 18h, no Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação. O encontro também prevê o lançamento dos livros “Torsos” (editora Nave), organizado por Flávia Scóz e Maria Aparecida Barbosa, e “Afinidades de Walter Benjamin com o ‘Mais Humano’” (ed. Cultura e Barbárie), de Maria Aparecida Barbosa. Ambos foram publicados em 2022.

Ilustrado por Julia Panadés e Flávia Scóz, “Torsos” oferece escritas criativas baseadas no princípio proposto pelo filósofo Walter Benjamin (1892-1940) em “Infância Berlinense”: estender-se do subjetivo ao “necessário e social”. As duas séries de imagens interagem entre si e com o conjunto do livro que resulta da dedicação a uma disciplina na pós-graduação em literatura e contou com o apoio da pós-graduação em estudos da tradução da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os poemas das convidadas – Maria Esther Maciel, Nina Rizzi e Gabriela Sobral – foram traduzidos ao alemão, constituindo o projeto de tradução “ein brasilianisches Gedicht ins Deutsche bringen” (“levar um poema brasileiro ao alemão”).

O livro “Afinidades de Walter Benjamin com o ‘Mais Humano’”, de Maria Aparecida Barbosa, busca estabelecer relações entre as obras da exposição “Mais Humano – Arte no Brasil de 1850 – 1930”, aberta no Instituto Collaço Paulo até 21 de janeiro de 2023, sob a curadoria de Francine Goudel, e a literatura de Walter Benjamin. A autora sublinha a indagação “o que é um quadro útil?”, que pautou um debate em torno do realismo na arte. As pinturas “Menina Pintora” (Pedro Américo, 1883) e “Sem Título” (Antonio Ferrigno, c. 1900) são os pontos de partida e dialogam com a resenha do livro A Fotografia na França no Século 19”, de Gisèle Freund (Paris 1936).

O encontro busca uma aproximação entre literatura, fotografia e artes visuais. Especialmente para a ocasião, a editora Cultura e Barbárie edita um livreto com a resenha de Benjamin a respeito do livro de Gisèle Freund. Adianta, desse modo, uma amostra do livro “Walter Benjamin Literatura”, organizado por Maria Aparecida Barbosa que também traduz em companhia de Georg Otte. Composto por estudos que o escritor organizou entre os anos 1920 e 1940, concernente à tradição literária de uma época de tendências totalitárias e contradições políticas, esses estudos, em sua maioria inéditos em português, se referem a cânone, tradução, gêneros literários, estilística, filologia, e dão acesso aos modos operacionais de Benjamin, às lembranças que ele empreende no exame de objetos literários, biografias e histórias.

 

SERVIÇO

Encontro e lançamento de livros

O quê: “Afinidades de Benjamin com ‘Mais Humano’” é o tema do encontro com Maria Aparecida Barbosa

Quando: 10.12.2022 (sábado), 18h

Onde: Rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC)

Quanto: Gratuito

 

Exposição “Mais Humano: Arte no Brasil de 1850-1930”

O quê: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, exposição “Mais Humano: Arte no Brasil de 1850-1930”

Quando: Até 21.1.2023, segunda a sábado, 13h30 às 18h30

Onde: Rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC)

 

SAIBA MAIS

Redes sociais: @institutocollacopaulo

 

 

Pular para o conteúdo