Associação Catarinense de Conservadores e Restauradores
de Bens Culturais reconhece ações de preservação
Preservar e proteger o patrimônio cultural não é uma tarefa simples, pois requer consciência, sensibilidade, paciência, conhecimento e recursos. Muitas vezes, um trabalho pouco reconhecido e quase solitário em muitos casos. Deste modo, o reconhecimento desta atividade deriva em gratidão e estímulo para seguir adiante com convicções renovadas. O Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação recebeu, no dia 2 de agosto, a entrega do certificado emoldurado da menção honrosa concedida pela Associação Catarinense de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais (ACCR). No dia 6 de junho, em evento on-line, na celebração do Dia Estadual do Conservador-Restaurador em Santa Catarina, a entidade agraciou o instituto em reconhecimento às ações e ao trabalho de preservação realizado desde o começo da Coleção Collaço Paulo há 40 anos e intensificado desde a fundação do instituto em julho de 2022.
A ACCR estava representada por Suzana de Souza, presidente da entidade, Glória Maria Grisard Vilar, Sara Fermiano e Fátima Regina Althoff, que foi acompanhada pelo marido Nilton Orany Bonatte e a sobrinha Natália Althoff Hugen. No instituto foram recebidas pelo presidente Marcelo Collaço Paulo, pela curadora-chefe Francine Goudel, a museóloga Cristina Maria Dalla Nora, a coordenadora do Núcleo Educativo, Joana Amarante e a estagiária Ana Martins.
Na solenidade on-line, o reconhecimento pelo trabalho de preservação de patrimônio cultural e de educação por meio da arte em Florianópolis também foi concedido à Fundação Hassis, guardiã do acervo do pintor, desenhista e ilustrador modernista Hiedy de Assis Corrêa (1926-2001), mais conhecido como Hassis, tio de Marcelo Collaço Paulo e um dos responsáveis por sua sensibilização artística ainda na infância vivida nos verões da praia de Itaguaçu. Curioso é que as duas instituições homenageadas são quase vizinhas na parte continental da Ilha de Santa Catarina, ambas funcionando em casas. A do Instituto Collaço Paulo, se localiza na praia do Meio, em frente ao Posto da Brigada Militar, e a da Fundação na praia de Itaguaçu, na rua Luiz da Costa Freysleben, onde foi morada do artista e sua família.