Uma mostra de arte é sempre uma imensidão de possibilidades, pois pode ampliar conhecimento, efetivar encontro e discussões, além de propiciar o deleite diante de obras de raro valor estético. A cada nova exposição, o Núcleo Educativo do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, em Florianópolis (SC), busca um encontro com professores da rede pública e particular – municipal, estadual e federal, pesquisadores, educadores autônomos, alunos de graduação e pós-graduação em artes, história, pedagogia, museologia, entre outros interessados em um encontro de formação. Com 20 vagas, o Encontro com Professores “Diálogos em Sintomas do Agora”, ocorre no 28 de julho, entre às 14 e 17 horas. A inscrição, gratuita, pode ser feita até o dia 26 por meio de formulário on-line em: www.institutocollacopaulo.com.br/educativo .

A intenção dos arte educadores do instituto é estabelecer um efeito multiplicador informativo sobre artes visuais, oferecendo conteúdo reflexivo aos professores, educadores sociais, pesquisadores, estudantes de licenciatura, entre outros interessados. Em três horas, no formato presencial, considera-se fundamental a troca de experiências e possibilidades de elaboração para propostas artísticas no trânsito entre a mostra e a escola.

Por sua abordagem, em sintonia com os temas da atualidade, a mostra “Sintomas do Agora”, com curadoria de Francine Goudel, propõe um pensamento oportuno para a construção coletiva de sentidos em torno da existência humana, das questões sociais, ambientais, econômicas e culturais. A partir de obras específicas, é possível discutir as relações de poder e domínio, as urgências climáticas, a cidadania e o multiculturalismo.

 

Relatos de experiência

Generosamente, participantes de outros encontros realizados no Instituto Collaço Paulo, em formato presencial ou virtual, comentam suas percepções em torno da experiência. A arte educadora Helane Schondermark participou em fevereiro de 2025, quando elogiou virtualmente: “Adorei a abordagem objetiva da história da arte de Florianópolis e de Santa Catarina, além da contextualização da época em que o artista Rodrigo de Haro (1939-2021) viveu e sua influência, sempre um grande aprendizado através do Educativo, especialíssimo, do instituto”.

Anna Julia Borges Serafim, que esteve no encontro presencial com professores, em fevereiro, considerou que a mediação no espaço expositivo foi enriquecedora. “Um verdadeiro ambiente de troca entre mediadores e participantes”, escreveu ela. Já Giovanna Costa Araújo destacou “a sensibilidade na metodologia, trabalhar com crianças requer sempre algo diferente e os ministrantes foram incríveis expondo a metodologia”.

 

Serviço

O quê: encontro com Professores: “Diálogos em Sintomas do Agora”

Quando: 28.7.2025, 14h às 17h

Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC), tel.: (48) 3025-4058

Quanto: gratuito

Pré-inscrição até 26 de julho: https://forms.gle/P8dG7LdABnprg4ir9

 

Serviço

O quê: exposição “Sintomas do Agora”, curadoria de Francine Goudel

Quando: Até 14.11.2025; seg. a sáb., 13h30 às 18h30

Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC), tel.: (48) 3025-4058

Quanto: gratuito

 

 

Realização: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação

Apoio: Sesi

Apoio Cultural: Ibagy, Corporate Park e Paradigma Cine Arte

Patrocínio: Esse projeto é totalmente patrocinado pela Prefeitura de Florianópolis, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura nº 3659/91

Pular para o conteúdo