Com pinturas dos dois artistas, a exposição “Visconti e Renoir, Impressionismo – 150 Anos”, na Danielian Galeria, no Rio de Janeiro (RJ), comemora 150 anos do movimento inaugural da era moderna na arte. Com curadoria de Denise Mattar, trata-se de uma rara oportunidade para apreciar o diálogo entre dois grandes nomes, o mestre francês Pierre-Auguste Renoir (1841-1919) e o ítalo-brasileiro Eliseu Visconti (1866-1944).

A mostra, aberta à visitação entre 8 de novembro e 14 de dezembro, ajuda a dar visibilidade a um recorte da Coleção Collaço Paulo. “A Visita” (1927), “Segredo” (1903), “Raios de Sol” (1935), “Retrato de Louise (1921) e “Sarau no Solar de Teresópolis” (1936), de Visconti, integram-se à cerca de outros 40 trabalhos do artista, junto as cinco telas de Renoir. “Que boa notícia. As obras do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação são fundamentais numa exposição do Visconti”, celebra Tobias Visconti, neto do artista que conduz o Projeto Eliseu Visconti.

Quatro salas expositivas da Danielian Galeria estão ocupadas por trabalhos que pertencem também a outros acervos institucionais e coleções particulares que se abrem para permitir o deleite, o conhecimento e a ampliação das discussões sobre as intersecções entre os movimentos modernos internacionais e seus desdobramentos na produção artística e cultural brasileira.

 

Contextualização curatorial

As pesquisas impressionistas ativam o pensamento curatorial de Denise Mattar que se desloca para uma Europa do século 19 quando surge uma burguesia intelectualizada a partir das transformações sociais e econômicas decorrentes da revolução industrial. O panorama aponta a insatisfação das classes artísticas com um academicismo exacerbado e impulsiona processos de experimentação plástica, técnica e filosófica na arte. Na busca de novos olhares e de outros paradigmas, o movimento impressionista se organiza historicamente como momento de afirmação da individualidade e da subjetividade do homem moderno neste novo formato de sociedade. Renoir está entre os principais nomes franceses deste movimento, consagrado mundialmente por desdobramentos que exploram o volume das pinceladas entres tons complementares e transparências.

Ainda no âmbito das contextualizações, no Brasil, depois do período colonial e de um império luso centrado, o fim do século 19 reflete a busca pela autonomia republicana e nas artes, o diálogo mais íntimo com a produção internacional. Visconti se destaca como um dos artistas mais atuantes e plurais da virada do século, e a partir das experimentações da refração da luz e da cor, desenvolve no Brasil uma produção de orientação impressionista de grande destaque.

 

Disponibilidade e desprendimento

O encontro de Visconti e Renoir em uma exposição configura-se como evento de importância na agenda cultural brasileira, pois ações dessa natureza, privadas ou públicas, assumem o compromisso de acesso à arte e à história da arte. No intuito de reunir trabalhos pouco vistos pelo ambiente artístico e cultural brasileiro, a curadora vem selecionando obras que figuram em importantes acervos particulares brasileiros.

“A exposição Visconti e Renoir só está sendo realizada graças à disponibilidade de alguns dos mais importantes colecionadores do Brasil, entre eles, Luiz Antonio Almeida Braga, Hecilda e Sergio Fadel, Luiz Carlos Ritter, Ronaldo Cezar Coelho, Alfredo Turbay Neto, Jeanine e Marcelo Collaço Paulo. A atitude exige desprendimento e desapego, pois o colecionador entrega a obra que está na parede de sua casa para viajar e ser exposta, mostrando absoluta compreensão da importância de tornar público seu acervo, permitindo assim a reunião de obras que o tempo separou”, diz Mattar.

Curadora com vasto currículo no cenário da arte brasileira, Denise Mattar já incluiu obras da Coleção Collaço Paulo em 2016, na mostra “Eliseu Visconti – 150 Anos”, na Galeria Almeida e Dale, em São Paulo e, em Florianópolis, entre julho e dezembro de 2023, assinou a curadoria para a mostra “Elke Hering – Metamorfoses”, produzida pelo Instituto Collaço Paulo. Ela também participou de dois programas vinculados ao Núcleo Educativo, o  Instituto Conversa  e o Instituto Entrevista (www.youtube.com/@institutocollacopaulo).

 

Serviço

O quê: mostra “Visconti e Renoir, Impressionismo – 150 Anos”, curadoria de Denise Mattar

Quando: 8.10 a 14.12.2024, seg. a sex., 11 às 19h; sábados, 11 às 17h

Onde: Danielian Galeria, rua Major Rubens Vaz, 414, Gávea,

Rio de Janeiro (RJ), tel.: (21) 2522-4796

Quanto: gratuito

 

Denise Mattar/Foto Divulgação

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