O Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação lança dois novos produtos editoriais. O material educativo “Em Busca de Sentidos” e o terceiro catálogo que documenta a exposição “Elke Hering – Metamorfoses”, realizada entre 20 de julho e 2 de dezembro de 2023, com curadoria de Denise Mattar. Ambos alcançam uma dimensão histórica e educacional e podem ser baixados gratuitamente em https://institutocollacopaulo.com.br/elke-hering-metamorfoses. A iniciativa atende o compromisso de criar memória e arquivo em torno de cada uma das mostras realizadas na instituição com a perspectiva de aprofundar as pesquisas em torno da Coleção Collaço Paulo.
Voltado a amplo público, o catálogo tem coordenação editorial de Francine Goudel, curadora-chefe da instituição, e Néri Pedroso, jornalista responsável pela produção de conteúdo e comunicação. A assinatura gráfica é de Lorena Galeri, que optou por um design limpo, capaz de valorizar as imagens das obras artísticas apresentadas.
Com 108 páginas, um texto de Marcelo Collaço Paulo, diretor-presidente do Instituto Collaço Paulo, outro de Rafaela Hering Bell, filha de Elke Hering, um artigo da curadora Denise Mattar e uma breve biografia da artista. Todas as obras incluídas na mostra estão reproduzidas na publicação. Um catálogo, diz Collaço Paulo, assume um caráter permanente, com ele uma exposição ganha outra envergadura.
Já o material educativo “Em Busca de Sentidos” busca atender professores de escolas públicas e privadas, apontando caminhos e propostas pedagógicas para estimular os estudantes a compreender a produção de uma das mais importantes artistas de Santa Catarina e, também, pensar a arte contemporânea. Em 44 páginas, os educadores recebem uma série de exercícios para serem adotados em sala de aula. A produção deste conteúdo – organização e texto – é de Joana Amarante e Ana Martins, ambas do Núcleo Educativo, a primeira atua como coordenadora e a segunda atuou como estagiária em 2022 e 2023.
Um outro aspecto a ser mencionado sobre a importância de um catálogo de arte é o fato de que eles garantem a historiografia das exposições dentro de uma cidade, um Estado e um país. Não estão soltos, inserem-se dentro do sistema da arte como documentos valiosos que permitem a análise dos aparatos e dos processos das exposições, como as articulações curatoriais em torno da produção artística, do pensamento do curador, além do acesso a informações básicas sobre a vida e a trajetória de um artista. Um catálogo projeta um trabalho desta ordem para o futuro, alcançando novas ressonâncias e desdobramentos.
A iniciativa conta com o apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi), o apoio cultural da Ibagy, e o patrocínio da Prefeitura de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (modalidade doação), Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.
Equipe
Curadoria, expografia e textos: Denise Mattar
Assistente de curadoria: Felipe Barros Brito
Consultoria: Daiana Schvartz
Colaboração: Rafaela Hering Bell
Produção: Francine Goudel
Coordenação de acervo: Cristina Maria Dalla Nora
Montagem: Flávio Xanxa Brunetto
Material educativo: Joana Amarante e Ana Martins
Cenografia: Guilherme Isnard
Material gráfico: Ana Lucas
Fotografia: Eduardo Marques e Acervo Rafaela Bell
Realização: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação
Apoio: Sesi
Apoio Cultural: Ibagy
Patrocínio: Prefeitura de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (modalidade doação), Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes
Link de acesso direto às publicações da exposição “Elke Hering – Metamorfoses”:
Catálogo “Elke Hering – Metamorfoses”
Material educativo “Em Busca de Sentidos”
Ferramenta Interativa – Quebra-cabeça Vitrôs de Elke Hering
Ferramenta Interativa – Elke Hering Cores e Formas