O artista Martinho de Haro (1907-1985), um dos mais importantes modernistas de Santa Catarina, ganha visibilidade no 33º Encontro Nacional da Anpap que tem “Vidas” como tema aglutinador de um conjunto de atividades realizadas em João Pessoa (PB), entre 23 e 27 de setembro, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Joana Amarante, coordenadora do Núcleo Educativo do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, participa no dia 24, entre 8 horas e 9h30, na sessão 1 de comunicação remota (artigos), organizado pelo Comitê de Educação em Artes Visuais do evento. A Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (Anpap) é uma entidade do universo das artes visuais que congrega pesquisadores, centros e instituições para promover e divulgar pesquisas no campo das artes visuais.

“Flanar em Martinho de Haro: Materiais e Ferramentas Educativas para Perambular por Florianópolis” tematiza o artigo e a fala de Amarante, no qual relata a experiência com a escola EEBM Jurema Hugen Palma (São Joaquim/SC), em junho de 2023, e sobre a criação do material educativo e a ferramenta interativa para a exposição “Indivisível Substância: Martinho de Haro e Florianópolis”.

 

Imperativa necessidade do respeito à diversidade

Neste 33º encontro nacional, a Anpap aposta no tema “Vidas” para fomentar “reflexões sobre a diversidade complexa das relações humanas, suas interações e ligações com o planeta. O ponto central está expresso nesta indagação: como as investigações sobre artes visuais influenciam a diversidade de vidas em um país continental, inserto no âmbito do sul global, como o Brasil?”

Os organizadores entendem que em pleno século 21, na chamada Era das Imagens, vive-se no convívio da barbárie, na iminência da guerra entre países e sob a ameaça constante de conflitos armados ou ideológicos. Em defesa do conhecimento e da convivência humana, e a imperativa necessidade do respeito à diversidade, eles citam a publicação da Árvore do Conhecimento, por Maturana e Varela (1987), em que os autores propõem “[…] criar o conhecimento, o entendimento que possibilita a convivência humana, é o maior, mais urgente, mais grandioso e mais difícil desafio com que se depara a humanidade atualmente” (p.26).

Significativo e representativo, o fórum da Anpap reúne pesquisadores das artes visuais de inúmeras cidades e Estados do Brasil, que “resistem às intempéries da crise sanitária, ambiental e política, vivida nos últimos anos, e que acreditam e continuam fomentando a produção de conhecimentos sobre artes visuais em cada recanto do Brasil profundo”. O 33º encontro quer possibilitar trocas e divulgar as pesquisas desenvolvidas e em decurso sobre artes visuais, e a atuação, formação e divulgação do trabalho de pesquisadoras, artistas, professores deste campo de saber.

 

Produção de experiências e conhecimento

 A aproximação entre o Instituto Collaço Paulo e a Anpap começa em 2023, quando Joana Amarante integrou, em Curitiba (PR), o 1º Encontro Regional da Anpap Sul e 2º Colóquio Internacional de Arte desde a América Latina (CWB Latina), no qual fez a apresentação: “Elke Hering: Uma Experiência de Ação Educativa Acessível”. O relato presencial demonstrou os resultados alcançados na visitação de pessoas com deficiência visual e integrantes da Associação Catarinense para Integração de Cegos (Acic) que, ao visitar o instituto, experimentaram o toque direto à obra.

A segunda participação de Amarante na Anpap põe o artista Martinho de Haro em cena com o tema “Flanar em Martinho de Haro: Materiais e Ferramentas Educativas para Perambular por Florianópolis”, em que ela comenta uma expografia compreendida como um mapa de Florianópolis. “A curadoria educativa propunha um passeio por essa cidade de Martinho a partir dos materiais criados. Além de compreender a necessidade de estruturar e formular cada ação de forma individual, onde as experiências do outro, a partir dos diálogos, acabam modificando o percurso, tornando-os flexíveis e afetivos”, explica ela.

 

Conheça o material educativo em: https://institutocollacopaulo.com.br/educativo/ 

 

Eduardo Marques/Foto Divulgação

 

Serviço

O quê: apresentação virtual do artigo “Flanar em Martinho de Haro: Materiais e Ferramentas Educativas para Perambular por Florianópolis”, de Joana Amarante – 33º Encontro Nacional da Anpap

Quando: 24.9.2024, 8h às 9h30

Onde: https://www.even3.com.br/33anpap2024/

Quanto: gratuito

Pular para o conteúdo