marca-com-tagline-01

“Etérea” integra agenda do Natal Magia

Exposição no instituto integra

roteiro de atrações natalinas

 

O Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação integra a programação de Natal Florianópolis 2023, o Natal Magia, que propõe celebrar a data como uma jornada mágica no coração da Ilha de Santa Catarina. Com uma ampla agenda de atrações, a Prefeitura de Florianópolis transforma a cidade em um espetáculo de luzes e magia, criando uma atmosfera festiva com diferentes cenários montados em lugares distintos. A instituição, sediada em Coqueiros, participa com a exposição “Etérea”, que pode ser visitada gratuitamente de segunda a sábado, entre 13h30 e 18h30. Potente, com imagens que se aproximam por uma temática sagrada, a mostra reúne cerca de cem obras, entre trabalhos artísticos e artefatos.

Trata-se de um outro modo de estar próximo do Executivo, já que a exposição conta com o apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi), o apoio cultural da Corporate Park, Ibagy e Paradigma Cine Arte, e o patrocínio da Prefeitura de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (modalidade doação), Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.

Criadas por artistas conhecidos e desconhecidos, representativos de diferentes escolas e países, as peças da mostra “Etérea” abarcam religiões de matrizes distintas, um tempo que se estende entre os séculos 14 e 21, além de distintas materialidades e linguagens – bronze, cerâmica, madeira, pintura, escultura, entre outras. O conjunto chama a atenção por algumas raridades.

Com a família, o público visitante poderá mergulhar num universo de rara beleza, com imagens de santas e santos, menino Jesus, cenas apocalípticas, de crucificação, figuras mitológicas e até um “São Nicolau” (37,4 x 27,4 cm) que integra a sala com representações da escola cusquenha. A tela, do século 18, retrata o santo que se confunde com a figura do Papai Noel. No entanto, são personagens distintos, mas ambos sempre associados ao Natal que para os cristãos marca o nascimento de Jesus Cristo. São Nicolau, amigo das crianças e santo protetor dos marinheiros, mercadores e endividados, é canonizado pela Igreja Católica, por terem sido atribuídos a ele muitos milagres. Vive na cidade portuária de Myra — hoje, Demre, na Turquia —, no século 4, após ser aconselhado a viajar para a Terra Santa, após a morte dos pais. No percurso, ocorre uma terrível tempestade. Com as rezas de São Nicolau, a calmaria se estabelece, razão pela qual torna-se padroeiro dos marinheiros e mercadores.

 

Programação Natal Magia

Ampla, a agenda desenvolvida em todo mês de dezembro, oferece na icônica praça 15 de Novembro, uma decoração que inclui até mesmo a neve artificial e o presépio natural e artesanal que retoma a memória e a prática do pesquisador e artista Franklin Cascaes (1908-1983). No largo da Alfândega, a Casa do Papai Noel encanta sobretudo as crianças, garantindo momentos de pura fantasia.

Além das oportunidades para capturar imagens memoráveis, a cidade ganhou uma agenda repleta de eventos como, a apresentação da Orquestra Brasileira na Catedral, de coral no Palácio Cruz e Sousa, o desfile de Natal na avenida Beira-mar Norte (Natal no Mundo), a chegada do Papai Noel na Beira Mar Continental, o auto de Natal na Catedral Metropolitana/ chegada do Papai Noel/ show de luz cênica com trilha natalina e a Camerata Florianópolis na av. Beira-mar Norte.

 

Sinopse de “Etérea”

Há muitos anos a humanidade busca representar em imagem a consciência do que poderia ser sagrado, cria alegorias sobre a fé e esboça as narrativas sobre as sofridas existências dos que procuram a devoção, o altruísmo e a benevolência. “Etérea” propõe um mergulho na Coleção Collaço Paulo, por entre imagens seculares do acervo que suscitam a consistência dessas criações. Com representações santificadas, objetos e peças que transitam entre o popular e o erudito, de diferentes escolas e matrizes temporais, a exposição agrupa e investiga, em mais de cem peças, os mistérios das concepções e narrativas atreladas à fé, ao sagrado, profano e devocional.

 

Equipe Técnica

Acervo: Coleção Collaço Paulo

Curadoria, expografia, produção executiva e textos: Francine Goudel

Captação de recurso e produção administrativa: Harmônica Arte e Entretenimento

Assessoria de imprensa, revisão e edição de textos: Néri Pedroso

Material e ações educativas: Joana Amarante, Iam Campigotto e Marcello Carpes

Coordenação de acervo: Cristina Maria Dalla Nora

Conservação e restauração do acervo: Sara Fermiano

Montagem: Flávio Xanxa Brunetto

Apoio de montagem: Valmir Tidres e Adriano Lessa

Assistente de produção: Iam Campigotto

Material gráfico e identidade visual: Lorena Galeri

Fotografia: Eduardo Marques

Realização: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação

Apoio: Sesi

Apoio Cultural: Corporate Park, Ibagy e Paradigma Cine Arte

Patrocínio: Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e Prefeitura de Florianópolis

 

Serviço

O quê: exposição “Etérea”

Quando: 20.12.2023, abertura. Até 29.6.2023; seg. a sáb., 13h30 às 18h30

Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC)

Quanto: gratuito

Pular para o conteúdo