Instituto Conversa e ação inclusiva
marcam o dia da abertura de exposição
O primeiro ano do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, em Florianópolis (SC), será comemorado no próximo dia 20, quinta-feira, com uma mostra que valoriza a produção da artista blumenauense Elke Hering (1940-1994), desenhista, pintora, gravadora e escultora. A exposição “Elke Hering – Metamorfoses”, com curadoria de Denise Mattar, abre-se com entrada gratuita entre 13h30 e 18h30. A iniciativa dá visibilidade pela primeira vez na instituição à arte feminina e marca o aniversário do espaço inaugurado em 2022.
Entre 15h e 16h, na tarde de abertura, Carolina Rögelin, arte educadora e intérprete, realiza a primeira mediação inclusiva em libras na instituição. Duas outras visitas com a educadora estão agendadas para setembro e novembro próximos. Dia movimentado na casa instalada em Coqueiros, às 19h, a curadora convidada Denise Mattar, faz o Instituto Conversa com a palestra “Elke Hering – Percurso Curatorial”. Com vagas limitadas em razão da capacidade permitida, o instituto abre uma lista de inscrição no dia 17 de julho, que pode ser acessada em (48) 3025-4058 ou contato@institutocollacopaulo.com.br.
Com apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi), apoio cultural da Ibagy e patrocínio da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o Instituto Collaço Paulo realiza ações educativas com visitas mediadas e práticas imersivas. Após a abertura da exposição, a meta de delinear a construção de conteúdos auxiliares ao percurso expositivo avança com o lançamento de uma série de vídeos com audiodescrição e tradução em libras, e visitas mediadas em libras. Os recursos viabilizam também o transporte para grupos de estudantes da rede pública municipal.
Pesquisa documental e estratégias
A curadora Denise Mattar, que vive em São Paulo, põe sua expertise para pensar Elke Hering, alinhando sua vida, obra e trajetória dentro do circuito de arte brasileira. Para isso, ela conta com a consultoria da pesquisadora Daiana Schvartz e da colaboração de Rafaela Hering Bell, filha da artista. O resultado da pesquisa curatorial, conceitos, expografia e montagem apontam a consistência de um conjunto de trabalhos que se abrem para reflexões sobre a arte no plasma da alteridade feminina – um tema caro nos dias atuais.
A palestra “Elke Hering – Percurso Curatorial” apresenta o trajeto curatorial trilhado para a realização da exposição “Elke Hering – Metamorfoses”, incluindo os seguintes itens: pesquisa documental, estratégias para seleção de material e de obras, estudo e adequação ao espaço expositivo, elaboração do roteiro da exposição, criação da identidade visual e preparação de textos. “No caso de uma retrospectiva, a mostra se fundamenta na obra do artista, por isso, paralelamente aos passos desenvolvidos para a realização da exposição, será apresentada a artista Elke Hering, sua inserção na cena artística na década de 1970, as características de cada uma das suas fases, suas técnicas de trabalho, as razões do seu esquecimento’, as estratégias para reinserção da artista no circuito de arte atual”, antecipa Denise.
A experiência de Denise Mattar está assentada nas atuações como curadora do Museu da Casa Brasileira (1985/87), do Museu de Arte Moderna de São Paulo (1987/89), ambos em São Paulo, e do Museu de Arte Moderna (1990/97), no Rio de Janeiro. Como curadora independente realiza mostras de artistas como Di Cavalcanti (1897-1976), Flávio de Carvalho (1899-1973), Ismael Nery (1900-1934), Pancetti (1902-1958), Iberê Camargo (1914-1994), Sacilotto (1924-2003), Anita Malfatti (1889-1964), Samson Flexor (1907-1971), Portinari (1903-1962), Alfredo Volpi (1896-1988), Guignard (1896-1962), Yutaka Toyota, algumas das quais premiadas pela Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).
Sinopse da exposição “Elke Hering – Metamorfoses”
Um dos mais importantes eixos da Coleção Collaço Paulo ganha visibilidade na terceira exposição do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação inaugurado em julho de 2022. “Elke Hering – Metamorfoses” reúne 75 trabalhos apresentados em sete núcleos nos quais estão esculturas, pinturas, aquarelas que abrangem parte da produção da artista realizada entre 1956 e 1994 no Brasil, nos Estados Unidos e na Alemanha. Sexualidade, o corpo e os embates existenciais, associados às pesquisas sobre os ditames das correntes artísticas do seu tempo, sobressaem nesta poética inscrita na história da arte do Brasil com pleno domínio do desenho, da cor, da forma e do espaço. Para marcar um ano de existência, o instituto oferece a oportunidade de análise e reflexão sobre uma trajetória que pode também ser pensada à luz do pensamento feminista. A curadoria é assinada por Denise Mattar, com consultoria de Daiana Schvartz.
Equipe Técnica
Curadoria, expografia e textos
Denise Mattar
Assistente de curadoria
Felipe Barros Brito
Consultoria
Daiana Schvartz
Colaboração
Rafaela Hering Bell
Produção
Francine Goudel
Coordenação de acervo
Cristina Maria Dalla Nora
Montagem
Flávio Xanxa Brunetto
Material educativo
Joana Amarante
Ana Martins
Cenografia
Guilherme Isnard
Revisão e edição de textos
Néri Pedroso
Material gráfico
Ana Lucas
Fotografia
Eduardo Marques
Acervo Rafaela Bell
Realização
Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação
Apoio
Sesi
Apoio Cultural
Ibagy
Patrocínio
Prefeitura de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (modalidade doação), Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes
Serviço exposição
O quê: exposição “Elke Hering – Metamorfoses”
Quando: 20.7.2023 a 2.12.2023; seg. a sex., 13h30 às 18h30, sáb., 10h30 às 15h30
Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC), tel.:
Quanto: gratuito
Serviço Instituto Conversa
O quê: Instituto Conversa – palestra “Elke Hering – Percurso Curatorial”.
Quando: 20.7.2023, 19h
Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC)
Quanto: gratuito. Mediante inscrição, vagas limitadas em (48) 3025-4058 ou contato@institutocollacopaulo.com.br