Os 40 anos do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), ganham comemoração. Entre as atividades para marcar a data, uma das mais importantes, é a presença de uma autoridade relevante no universo da pesquisa de história da arte no Brasil, o professor e doutor Emerson Dionisio Gomes de Oliveira. Vinculado à Universidade de Brasília (UnB), ele vem a Florianópolis para uma agenda expressiva que consiste na aula magna “Primitivas Ausências: a Circulação Internacional da Arte Popular-primitiva Brasileira”, ministrada no dia 19 de agosto, às 18 horas, no auditório do Museu da Escola Catarinense (Mesc), e o curso “História da Arte: Coleções e Museus”, de três dias realizado em dois locais distintos, nos dias 20, 21 e 22 de agosto. O convidado investiga temas no âmbito da história da arte moderna, popular e contemporânea; da arte popular e suas narrativas; da musealização, coleções e acervos de arte; das narrativas curatoriais e da história das exposições de arte.
Gomes de Oliveira é historiador da arte, mestre em história da arte e da cultura pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutor em história cultural pela UnB, tem pós-doutorado na Universidade Autônoma de Madri. Ex-diretor do Museu de Arte Contemporânea de Campinas (SP), professor do Departamento e do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais. Além do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV/UnB), foi pesquisador vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação/UnB (2015/24). Editor-fundador da revista “Museologia e Interdisciplinaridade” (2012/16), atuou como editor das revistas “Em Tempo de Histórias” (2007/08) e “VIS” (2015/16). Atualmente é editor da revista “Modos. História da Arte”. Autor de “Museus de Fora” (Zouk, 2010). Em parceria, organizou os livros: “Instituições da Arte” (Zouk, 2012), “Histórias da Arte em Exposições” (RioBooks, 2015), “Histórias da Arte em Coleções” (RioBooks, 2016), “Histórias da Arte em Museus” (RioBooks, 2020), “Musealização da Arte” (Appris, 2023), e, o mais recente, “Políticas da Diferença” (Unicamp, 2024). Colidera o Grupo de Pesquisa “Musealização da Arte: Poéticas em Narrativas”.
As aulas em Florianópolis estão estruturadas no eixo “História da Arte: Coleções e Museus” que se desdobra em três abordagens. A primeira, “História das Coleções Diante da História da Arte”, ocupa a sala 107 do Departamento de Artes Visuais (DAV), no dia 20 de agosto, entre 13h30 e 17 horas. O segundo encontro, que tematiza a “História da Arte Diante das Histórias das Coleções”, ocorre no dia 21, entre 14h30 e 16h30, no Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, no bairro Coqueiros. E, por fim, o terceiro momento, “História de Museus de Arte: Performatividades, Precariedades e Diplomacia Museal”, está previsto para o dia 22, entre 13h30 e 17 horas, na sala 107 do DAV.
“A vinda do Emerson Dionisio Gomes de Oliveira integra as comemorações dos 40 anos do Ceart. O campo de estudos do professor convidado dialoga diretamente com diferentes pesquisas realizadas na linha de teoria e história da arte do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV/Udesc), especialmente as dedicadas a acervos e coleções. Diante da prolífica parceria entre o PPGAV e o Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, cuja coleção tem sido objeto de estudo de dissertações e teses no programa, uma parte do curso ministrado pelo professor será no instituto”, contextualiza a Luana Wedekin, professora do Departamento de Design e do PPGAV, linha de teoria e história da arte, editora-chefe da revista “Palíndromo”.
Serviço – Aula Magna
O quê: aula magna “Primitivas Ausências: a Circulação Internacional da Arte Popular-primitiva Brasileira” – Emerson Dionisio Gomes de Oliveira
Quando: 19.8.2025, 18h
Onde: Museu da Escola Catarinense (Mesc), rua Saldanha Marinho, 196, Centro, Florianópolis (SC)
Quanto: gratuito – QRCode com a inscrição na entrada da sala
Serviço – Curso
O quê: curso “História da Arte: Coleções e Museus”, ministrado por Emerson Dionisio Gomes de Oliveira. Eixo 1: “História das Coleções Diante da História da Arte”
Quando: 20.8.2025, 13h30 às 17h
Onde: sala 107, bloco do DAV, Udesc, av. Me. Benvenuta, 1907, bairro Itacorubi, Florianópolis (SC)
Quanto: gratuito – QRCode com a inscrição na entrada da sala
O quê: curso “História da Arte: Coleções e Museus”, ministrado por Emerson Dionisio Gomes de Oliveira. Eixo 2: “História da Arte Diante das Histórias das Coleções”
Quando: 21.8.2025, 14h30 às 16h30
Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC)
Quanto: gratuito – QRCode com a inscrição na entrada da sala
O quê: curso “História da Arte: Coleções e Museus”, ministrado por Emerson Dionisio Gomes de Oliveira. Eixo 3: “História de Museus de Arte: Performatividades, Precariedades e Diplomacia Museal”
Quando: 22.8.2025, 13h30 às 17h
Onde: sala 107, bloco do DAV, Udesc, av. Me. Benvenuta, 1907, bairro Itacorubi, Florianópolis (SC)
Quanto: gratuito – QRCode com a inscrição na entrada da sala