marca-com-tagline-01

Notícias

Eliseu Visconti, uma imensidão

Professora que vive em São Paulo (SP), referência no universo da pesquisa e curadoria de artes visuais no Brasil, Denise Mattar é a convidada do Instituto Conversa, que ocorre de modo virtual, pelo Youtube, no dia 15 de dezembro, às 19h30. Ela falará sobre “O Pré-Modernismo de Eliseu Visconti”, encerrando o conjunto de quatro encontros dentro do programa público que amplia o Plano Educativo do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, inaugurado em julho, em Florianópolis (SC). Visconti (1866-1944), um dos mais importantes da Coleção Collaço Paulo e um dos 34 artistas da mostra “Mais Humano: Arte do Brasil de 1950-1930”, está representado com cinco trabalhos: “Raios de Sol”, “A Visita”, “Nu Masculino Sentado com Bastão”, “Retrato de Louise” e “Sem Título”. Aluno de Victor Meirelles (1832-1903) na Academia Imperial de Belas Artes, ele foi estratégico no entre séculos 19 e 20, despontando como precursor na transição do cânone acadêmico para as rupturas do modernismo. A exposição, que tem curadoria de Francine Goudel, fica aberta até 21 de janeiro de 2023. Gratuita, pode ser visitada de segunda a sábado, entre 13h30 e 18h30.

Leia Mais »

Afinidades e aproximações

“Afinidades de Benjamin com ‘Mais Humano’” é o tema de um encontro com Maria Aparecida Barbosa no dia 10 de dezembro de 2022, às 18h, no Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação. O encontro também prevê o lançamento dos livros “Torsos” (editora Nave), organizado por Flávia Scóz e Maria Aparecida Barbosa, e “Afinidades de Walter Benjamin com o ‘Mais Humano’” (ed. Cultura e Barbárie), de Maria Aparecida Barbosa. Ambos foram publicados em 2022.

Leia Mais »

Homem Plural – 100 Anos de Harry Laus

No dia 7 de dezembro, às 18h, abre-se o programa Homem Plural – 100 Anos de Harry Laus –, a ser realizado no Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), em Florianópolis (SC), nos dias 7 de dezembro de 2022 e nos dias 12, 19 e 26 de abril de 2023, sempre às 18h. O aniversário do jornalista, escritor, crítico de arte e gestor de museus será marcado por quatro encontros presenciais que pretendem alinhavar memórias e análises sobre a amplitude do legado deste tijucano, nascido em 11 de dezembro de1922. Seis instituições estão envolvidas neste tributo: Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Masc, Museu da Imagem e do Som (MIS), Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os painéis ocorrerão no Espaço Claraboia, no Masc, e a sessão de filmes, na sala de cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC).

Leia Mais »

Colecionismo contemporâneo

No dia 1º de dezembro, o Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação continua o seu programa público para ampliar as metas do Plano Educativo. No terceiro de quatro encontros inaugurais da ação Instituto Conversa, o convidado é Ylmar Corrêa Neto, colecionador, pesquisador de arte, médico neurologista e professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A fala “Um Clube de Colecionadores em Coqueiros” quer atrair pessoas interessadas ou envolvidas com coleções de arte e, também, criar o Clube de Colecionadores de Arte de Coqueiros (CCAC) que deve realizar um encontro a cada dois meses para debater temas relativos ao colecionismo contemporâneo.

Leia Mais »

Reflexões sobre pintura brasileira

O Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação segue no dia 17 de novembro, às 19h30, com o programa público Instituto Conversa. Neste segundo encontro, a convidada é Ana Maria Tavares Cavalcanti, doutora em história da arte e professora associada da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atua na graduação e pós-graduação. O tema “Pintura Brasileira Entre os Séculos 19 e 20: Uma Coleção de Histórias” amplia a compreensão do contexto da criação do século 19 e 20 e busca significados de percepções técnicas e culturais daquele momento. Em formato virtual, pelo Youtube, a participação é gratuita.

Leia Mais »

Percursos na construção de sentidos

Entre novembro e dezembro, o Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação desenvolve as primeiras atividades de seu programa público para ampliar as metas do Plano Educativo concebido em uma parceria entre a pesquisadora Julia Rocha e a coordenadora do núcleo educativo Joana Amarante. A partir do dia 3 de novembro, quatro encontros inauguram a ação Instituto Conversa que propõe reflexão e construção de sentidos em torno do próprio instituto, do conceito curatorial, do colecionismo e da história da arte brasileira.

Leia Mais »

“A Cor de Nossa Tela” ganha novos episódios

O cineasta Zeca Pires retoma o projeto “A Cor de Nossa Tela”, exibido pela TV UFSC, com uma mudança no enfoque. A ênfase dada, até então, para as trajetórias e nomes consagrados do cenário de arte de Santa Catarina se deslocam para um outro eixo do circuito, os espaços culturais.

Leia Mais »

Aprendizado e projeção para o futuro

Moradores do bairro Coqueiros, amigos, professores, artistas, estudantes vindos de van, outras que vieram de micro-ônibus, mulheres em grupo, casais enamorados, gente sozinha ou com criança, idosos, famílias em passeio cultural, jornalistas e curadores. Agosto e setembro, os dois primeiros meses de existência do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, foram intensos.

Leia Mais »

Arte, visitas e estudos

Inaugurado há pouco mais de um mês no bairro Coqueiros, em Florianópolis (SC), as visitações no Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação surpreendem a equipe técnica que já recebeu diferentes turmas de estudos da história da arte interessadas nas singularidades da Coleção Collaço Paulo que começou a ser montada há cerca de 40 anos.

Leia Mais »

Pintura por excelência

Francine Goudel, curadora-chefe do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, assina a exposição “Mais Humano: Arte no Brasil de 1850-1930” que abre um novo projeto de arte e educação no bairro Coqueiros idealizado como um caminho para a compreensão da arte e instrumento para o exercício da sensibilidade.

Leia Mais »

Aposta em projeto de arte e educação

Uma coleção de arte carrega conexões profundas entre o passado, o presente e o futuro. Complexo, o colecionismo, se estruturado como um pilar de atuação no compartilhamento de conhecimentos em diferentes áreas do saber, pode transformar realidades socioeducativas. Com essa convicção, surge em Florianópolis uma iniciativa inédita que muda o panorama institucional de artes visuais da Capital.

Leia Mais »

Siga-nos em nossos canais

Pular para o conteúdo