Um dos propósitos do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, em Florianópolis (SC), é reconhecer e estimular o desenvolvimento cultural de Santa Catarina, por meio de uma programação ampla e diversificada capaz de produzir reflexão, entretenimento e melhor domínio sobre as linguagens e trajetórias artísticas. Nessa perspectiva a instituição refina a parceria já existente com o Paradigma Cine Arte na promoção conjunta do Circuito Arte no Cinema da Autoral Filmes, uma mostra dedicada a documentários sobre arte, selecionados no Festival de Cannes e da Berlinale 2025.
Os cinéfilos ganham a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre trajetórias internacionais consagradas, ampliando as percepções sobre os processos criativos e impactos culturais provocados pela produção dos artistas Pablo Picasso (1881-1973), Amedeo Modigliani (1884-1920) e Edvard Munch (1863-1944). A visita à mostra “Sintomas do Agora”, em cartaz no Instituto Collaço Paulo, assegura um voucher que dá um desconto de 20% para ser usado no Circuito Arte no Cinema da Autoral Filmes, no Paradigma Cine Arte.
Nesta quinta-feira, dia 11 de setembro, às 20h30, entra em cartaz no Paradigma Cine Arte, o filme “Picasso – Um Rebelde em Paris”, dirigido por Simona Risi. A sinopse situa Picasso como um anarquista, estrangeiro, revolucionário. Trata-se de uma nova interpretação do artista “mais incrível do século 20”, que revela a sua natureza contraditória, a generosidade e o despotismo, “luz e sombra, muitas vezes ocultos por trás da máscara”.
O documentário busca saber os limites entre o artista e o homem. É possível separar um do outro? A partir dessa indagação, os espectadores conhecem Picasso em Paris em uma época e cidade de contradições, intolerante e xenófoba. Risi expõe situações pouco conhecidas do pintor, como o status de “estrangeiro”, o seu papel como anarquista em Montmartre, um bairro parisiense, e o olhar queer sobre a própria obra. O percurso entre a persona e o indivíduo se constrói por meio da leitura de cartas cedidas pelo Museu Picasso, de livros e depoimentos de críticos de arte, curadores, intelectuais e artistas.
Iniciado em junho, com o filme “Um Sonho Americano”, sobre Andy Warhol (1928-1987), o Circuito Arte no Cinema 2025 continua em novembro, com “Maldito Modigliani”, cuja estreia ocorre no dia 13, e em dezembro, no dia 4, com “Munch – Amor, Fantasmas e Vampiras”, outros dois nomes emblemáticos da história da arte internacional. Valeria Parisi dirige a obra sobre Modigliani e Michele Mally a de Munch.
Parceria ampliada
A ideia de aproximação com ênfase em arte e cinema vem de Felipe Didone, empresário que aposta no campo da cultura de Florianópolis em diferentes áreas. Além do Paradigma Cine Arte que mantém no Empresarial Corporate Park, em Santo Antônio de Lisboa, ele apoia outras iniciativas. No caso do Instituto Collaço Paulo, ele amplia o trabalho conjunto, com outros apoiadores (Sesi, Ibagy e Corporate Park), em favor do acesso de jovens e crianças para a visitação das exposições em torno da Coleção Collaço Paulo e dos programas educativos que delas decorrem. Outro engajamento centra-se na divulgação de resultados, ou seja, a exibição do teaser da instituição no momento que antecede a apresentação dos filmes na agenda do dia do cinema. Com cerca de um minuto, o recurso audiovisual expõe, em síntese, as atividades desenvolvidas desde 2022, ano da inauguração da sede instalada no bairro Coqueiros.
Serviço
O quê: Circuito Arte no Cinema 2025, filme “Picasso – Um Rebelde em Paris”, de Simona Risi
Quando: 11.9.2025, 20h30
Onde: Paradigma Cine Arte, rod. José Carlos Daux (SC-401), 8600, sala 2, bloco 8. Centro Empresarial Corporate Park, Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis (SC), tels.: (48) 9935-9741/3239-7777
Quanto: R$ 44 inteira/R$ 22 (meia). Visitação à mostra “Sintomas do Agora” garante voucher de 20% de desconto
Classificação: 12 anos
Serviço
O quê: exposição “Sintomas do Agora”, curadoria de Francine Goudel
Quando: até 14.11.2025; seg. a sáb., 13h30 às 18h30
Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC), tel.: (48) 3025-4058
Quanto: gratuito
Saiba Mais
www.institutocollacopaulo.com.br