Articulações, trocas e agenda
garantem vigor institucional
O primeiro ano de funcionamento do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação em breve contabilidade aponta cerca de 4.500 visitantes, três exposições, um conjunto de ações desenvolvidas pelo Núcleo Educativo, como o recebimento de crianças e diferentes grupos associativos de Florianópolis, encontros de formação para os professores, o primeiro Instituto Homenagem, dois catálogos publicados que podem ser acessados gratuitamente em versão PDF, uma série de documentos audiovisuais – os Instituto Conversa – disponibilizados pelo Youtube. Enfim, no marco temporal de um ano é possível perceber a potência da partilha de alguns eixos de atuação dos programas públicos, fatos associados a um conjunto substancial de atividades implementadas desde 31 de julho de 2022, data da inauguração. Na verdade, articulações e trocas ambicionadas na idealização estatutária e no empenho de uma equipe em torno de um projeto inédito que vitaliza o panorama institucional de artes visuais de Santa Catarina permitem celebrar os resultados.
Neste curto período, conquista-se uma menção honrosa, concedida pela Associação Catarinense de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais (ACCR) e dois prêmios outorgados pela Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) que destaca anualmente os artistas visuais, curadores, críticos, autores e instituições que mais contribuíram para a cultura brasileira em 2022. A instituição catarinense é reconhecida como destaque da Região Sul na categoria que destina um prêmio a cada região do País – Norte, Sul, Nordeste, Centro Oeste e Sudeste -, pelo Instituto Collaço Paulo – reconhecimento de coleção, acervo, conservação, e documentação histórica, e a curadora-chefe Francine Goudel conquista o troféu Gilda de Melo e Sousa que aponta críticos, em começo de carreira, independentemente da idade, por sua produção, ou engajamento em projetos inovadores de divulgação da crítica de arte. A entrega das outorgas será em 3 de outubro, em São Paulo.
Qualificação do setor turístico
Além de qualificar o segmento turístico com a oferta de um equipamento cultural fora do roteiro do centro de Florianópolis, a Coleção Collaço Paulo, a base do Instituto Collaço Paulo, almeja o relacionamento com instituições significativas deste universo envolvidas com a promoção da arte e da cultura por meio de programas de cunho educativo.
Na avaliação celebrante deste momento institucional, põe-se o foco na consolidação da constituição de pensamento, memória, arquivo, intercâmbios, aproximações, diálogos, parcerias comunicacionais. O primeiro Instituto Homenagem destaca Harry Laus que deixa um legado valioso no campo das artes visuais e da literatura de Santa Catarina e aproxima seis instituições interessadas no centenário desta personalidade comemorado em 2022. O Instituto Collaço Paulo, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) – governo do Estado de Santa Catarina, o Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), o Museu da Imagem e do Som (MIS), a Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) estabelecem uma parceria para prestar um tributo composto por quatro ações – encontros com convidados de diferentes áreas do saber que ajudam a compor a grandeza deste intelectual.
Em outro âmbito de realizações, a partir da segunda exposição, “Indivisível Substância: Martinho de Haro e Florianópolis” o instituto aproxima-se da Prefeitura de Florianópolis e afirma a ação como produto cultural totalmente patrocinado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (modalidade doação), e passa a contar com o apoio das empresas Dígitro e Ibagy. Na terceira mostra – “Elke Hering – Metamorfoses” agrega-se o apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi), e segue-se com a Ibagy. Com essas empresas, além da produção das exposições e dos programas públicos, viabiliza-se o transporte de grupos de estudantes da rede pública municipal que participam das ações educativas com visitas mediadas e práticas imersivas.
Gestão da imagem pública
Um outro pilar estruturante na gestão da imagem pública é o acolhimento de conteúdo oferecido pelo instituto aos veículos de comunicação, agentes multiplicadores indispensáveis no crescimento e sucesso do projeto, algo que transcende os conceitos, as metas, as estratégias, a vocação da Coleção Collaço Paulo. Portais, jornais e revistas impressos, canais de televisão, rádios, blogs, diferentes programas midiáticos de divulgação e espaços de colunistas, veículos que ajudam a dialogar com a comunidade, estreitar o âmbito das relações humanas, garantir a legitimação institucional e a construção da visibilidade do trabalho que aposta na arte e na educação para novas sensibilizações e conhecimento a partir da partilha – gratuita – de obras artísticas.
Entre portais, blogs, revistas, jornais, rádios e televisão, contamos com o apoio de veículos de comunicação de Santa Catarina e de outros Estados brasileiros (veja lista abaixo). Atentos, os colunistas que atuam no Estado, são parceiros, entre eles, Cacau Menezes, Carol Castro, Carol Lobato, Claudia Couto, Dary Kumakola, Fabio Gadotti, Fernanda Nasser, Gustavo Siqueira, Ivan Jerônimo, Katia Velo, Laura Coutinho, Luciana Pombo, Márcia Dutra, Marcos Cardoso, Marco Cezar, Marco Vasques, Nivaldo Narã, Olímpio Correa, Paulo Clóvis Schmidt, Raul Sartori, Rosana Ritta, Urbano Salles, Val Kravchychyn, Yula Jorge, Yasmine Holanda Fiorini e Zuca Campagna.
Janela de confluências
Falta, por fim, mencionar o portal institucional e o seu papel – www.institutocollacopaulo.com.br – que funciona como uma janela de confluências, ou seja, traz ao público o que se faz na instituição, atividades assentadas em um pilar firmado em três bases: o curatorial, o educativo e a comunicação. Em sintonia, os três eixos não se hierarquizam, estão em horizontalidade, capazes de dar fluidez e credibilidade ao projeto em tudo o que ele envolve. A produção de conteúdo e comunicação ultrapassa a mera produção de releases e notas. A atividade comunicacional é encarada como um capital social, algo que em Florianópolis poucas instituições de artes visuais assumem do mesmo modo, pois o profissional desta área quase sempre só é convocado para a execução das tarefas e não como alguém também capaz de pensar os aspectos organizacionais da instituição, do planejamento à execução.
Dinâmico, com notícias atualizadas de modo constante, o portal tem o compromisso de difundir as ações e construir memória histórico-cultural. Quer oferecer conteúdo de qualidade, divulga agenda de eventos, entrevistas, homenagens, notícias, serviço relacionados aos diferentes programas desenvolvidos, cria pautas, colabora com a produção cultural de Florianópolis. Mais do que simples registros ou anotações, estimula reflexão sobre artes visuais, colecionismo e curadoria. Trata-se de um dispositivo que se assenta numa área do jornalismo – o cultural – que prima pela divulgação de um conjunto de ações com uma linguagem clara e acessível ao maior número de pessoas possíveis.
Parceiros no campo da comunicação
A Gazeta/São Bento do Sul, Agência Estadual de Notícias/Governo do Estado do Paraná, Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), Acontece no RS, Acontecendo Aqui, Antenados, ArqSC, Axé Pop, Blog do HP, Blog do Paulo Vasconcelos, Bolsa de Arte, Cabreúva Online, Carol Lobato, Casa de La Gracia, Centro de Arte e Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina, Cismo de Arquipélago, Clic Noroeste, Com Você, Conecta Oeste, Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (Cofem), Correios SC, Cultura SC, Dary Kumakola, De Olho na Ilha, Desacato, Ensaios Cultura, Estado SC Gov., Família na Trilha, Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Fernanda Nasser, Floripa Amanhã, Folha de Coqueiros, Guia Floripa, Gustavo Siqueira, Hoje PR, Inteligência Brasil Imprensa (IBI), Imagem da Ilha, Informe Floripa, Instituto de Estudos Brasileiros/USP, Ivan Jerônimo, jornal Boa Noite, jornal Diário Indústria e Comércio, jornal Diário do Parpa/Belém, Jornal Floripa, Jornais em Foco, Jornal Trindade, jornal O Município/Joinville/Brusque e Blumenau, Jornal do Meio Vale, jornal Notícias do Dia, jornal O Trentino, Katia Velo, Laura Coutinho, Like Floripa, Making Of, Memorial Harry Laus, Museu Victor Meirelles, Nave Criativa, ND 1, Notícias em Pauta, Novo Cantu, NSC Total Florianópolis, NSC Total Blumenau, ND Mais, NDTV – programas Balanço Geral, Conexão e SC no Ar, O Blumenauense, OCP News, O Liberal, Poder no Quadrado, portal ABC, portal CGN, portal NA, Portal da Ilha, Preto no Branco, Projeto Afro, Quarteto Rádio Web, revistas Mural, Rádio Campeche, rádio Udesc, rádio CBN Floripa, Raul Sartori, revista Área, revista Feeling, Revista Museu, revista Paraná, SC Hoje News, Select, Secult CE Gov., site Ibaiti News, Jeremoabo, Luciano Pombo, Informe Policial, Touch o Class, TV Cariri, TV Record News, TV UFSC/A Cor de Nossa Tela e Yasss.
Equipe do Instituto Collaço Paulo
Marcelo Collaço Paulo: diretor-presidente
Jeanine Gondin Paulo: vice-presidente
Cristina Maria Dalla Nora: museóloga
Francine Goudel: curadora-chefe
Néri Pedroso: produção de conteúdo e comunicação
Joana Amarante: coordenadora do Núcleo Educativo
Ana Martins: estagiária do Núcleo Educativo
Adriano Lessa: serviços gerais
Eduardo Tavares de Miranda Costa e Júlia Bayer Heidmann: recepção e atendimento