Raul Antelo idealiza “Retroprojetor: Encontros do Olhar”, seis conferências no Instituto Collaço Paulo

 

Conferencista, pesquisador, professor, autor de livros, uma referência internacional no campo da literatura e das artes visuais, Raul Antelo idealizou uma série de encontros que movimentará o Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação em 2023. Interessada no intercâmbio pessoal e na partilha de conhecimento sobre arte, arquivos e exposições, a instituição desde a sua criação, em julho de 2022, esteve em contato com Antelo na perspectiva de alinhavar ações capazes de alargar sensibilidades e conexões com a comunidade.

O programa entrecruza duas agendas do ano da instituição, a mostra “Indivisível Substância: Martinho de Haro e Florianópolis” aberta na instituição até 1º de julho, e a próxima exposição, uma individual sobre Elke Hering. Produto cultural totalmente patrocinado pela Prefeitura de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (modalidade doação), o projeto expositivo de Martinho conta com o apoio das empresas Dígitro e Ibagy e possibilita uma agenda de encontros e reflexões sobre o artista.

Antelo estrutura o evento “Retroprojetor: Encontros do Olhar” em seis conferências entre abril e setembro, das quais duas serão proferidas por ele mesmo e as demais por pesquisadores que receberam o seu convite. Mensais, realizados sempre nas últimas segundas-feiras do mês, às 19h30, esses encontros buscam “um modo de desdobrar visualmente as descontinuidades do tempo da obra, em toda a sequência da linha temporal”.

Para Antelo, é preciso partir “do pressuposto de que não há como sustentar uma reflexão estética, nem mesmo uma contestação política, acerca da história contemporânea, sem uma atitude genealógica e arqueológica que revele seus sintomas, seus movimentos inconscientes, suas derivas e desvios”.

O viés conceitual dos encontros tem como base alguns teóricos como André Malraux (1901-1976) que vê o museu como uma afirmação e, também, outras concepções, como a do museu imaginário, que é, conforme escreve Antelo, “um questionamento, que nos leva a colar, montar experiências e espaços descontínuos (plásticos, filosóficos, políticos) para devolver ressonâncias a cada peça que contemplamos”.

Outro pensador é Didi-Huberman que no catálogo “Atlas” (2010) diz que o desafio é “tornar a partir do zero: repensar as coisas de A a Z. Aprender de novo, sem descanso, começando pelas coisas de aparência mais simples. Ensaiar sem partir de um axioma: testar para ver, inventar novas regras do jogo e adotá-las apenas se doam algo, se são fecundas (atitude que os eruditos denominam heurística). Seja com a seriedade de uma empresa pedagógica, seja com o alvoroço de uma criança que lançará as letras do abecedário pelo ar: essa é a atitude própria da gaia ciência, com a qual Nietzsche nos incita a subverter a separação secular entre o inteligível e o sensível”.

O retroprojetor, explica Antelo, permite captar “dinamogramas”, ou seja, deslocamentos provocados pelas falhas sísmicas, os movimentos tectônicos, as fraturas na história. Esse, portanto, será o grande desafio dos seus convidados, Rosângela Miranda Cherem, Ivo Mesquita, Bianca Tomaselli e Andrea Giunta. A abertura está prevista para o dia 24 de abril, às 19h30, com o tema “Dois Discípulos de Othon Friesz: Sgarbi e Martinho”, defendido por Antelo que volta a falar em 31 de julho, às 19h30, sobre “A Eterna Ironia da Comunidade: Arte Normal, Anormal, Degenerada”.

Sempre no mesmo horário desta agenda, às 19h30, Cherem faz, no dia 29 de maio, a abordagem “Os Vazios de Martinho” e, no dia 26 de junho, Ivo Mesquita “A Resistência da Figura: De Haro, Di Cavalcanti e Outros Brasileiros Entre 1945 e 1955”. Em 28 de agosto é a vez de Bianca Tomaselli refletir sobre “Surrealismo, Matéria e Magia” e, para encerrar, no último encontro, em 25 de setembro Andrea Giunta enfoca “Brasilidade e Simultaneidade: Elke Hering entre Munich, Bahia e Blumenau”.

 

AGENDA

24 de abril de 2023, 19h30 – Raul Antelo – “Dois Discípulos de Othon Friesz: Sgarbi e Martinho”

29 de maio de 2023, 19h30 – Rosângela Miranda Cherem – “Os Vazios de Martinho”

26 de junho de 2023, 19h30 –  Ivo Mesquita – “A Resistência da Figura: Martinho, Di Cavalcanti e Outros Brasileiros Entre 1945 e 1955”

31 de julho de 2023, 19h30 – Raul Antelo – “A Eterna Ironia da Comunidade: Arte Normal, Anormal, Degenerada”

28 de gosto de 2023, 19h30 – Bianca Tomaselli – “Surrealismo, Matéria e Magia”

25 de setembro de 2023, 19h30 – Andrea Giunta – “Brasilidade e Simultaneidade: Elke Hering entre Munich, Bahia e Blumenau”

 

PARTICIPANTES

Raul Antelo – lecionou na Universidade Federal de Santa Catarina UFSC) e nas de Duke, Texas at Austin, Maryland e Leiden. Presidiu a Associação Brasileira de Literatura Comparada (Abralic) e recebeu o doutorado honoris causa pela Universidad Nacional de Cuyo. É autor de “Maria com Marcel. Duchamp nos Trópicos”; A Ruinologia; Visão e Potência-do-não”; “A Máquina Afilológica”; “En Muerte: Miniaturas Urbanas”; “Azulejos. Lo Transvisual y la Arqueología de lo Moderno” e “Inventário de Sonhos Usados. Goya plagia Didi-Huberman”. Editor de Mário de Andrade, Jorge Amado e João do Rio, publicou, em colaboração, “Lirismo+Crítica+Arte=Poesia. Um século de Pauliceia Desvairada”.

 

Rosângela Miranda Cherem – doutora em história pela Universidade de São Paulo (USP) (1998) e doutora em literatura pela UFSC (2006); professora titular de história e teoria da arte no curso artes visuais e Programa de Pós-graduação em Artes Visuais no Centro de Arte (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc); coordenadora do Grupo de Estudos Imagem-acontecimento; orienta, tem pesquisas e publicações sobre história das sensibilidades e percepções modernas e contemporâneas. Pesquisa, atualmente, sobre acervos e arquivos artísticos em Santa Catarina

Ivo Mesquita – historiador da arte, curador e escritor independente baseado em São Paulo. Foi diretor técnico e curador chefe da Pinacoteca do Estado de São Paulo
(2003/15), diretor Artístico da 28ª Bienal de São Paulo (2008) e do Museu de Arte Moderna de São Paulo (1999-2002); Professor visitante no Center for Curatorial Studies, Bard College, NY (1996-2007); pesquisador e curador assistente na Fundação Bienal de São Paulo.

Bianca Tomaselli – doutora em literatura pela UFSC, com estágio na Universidad de Granada (Espanha). Mestra em artes visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora do Grupo Hispania na Escola Internacional de Doutorado da Universidade da Coruña, trabalha junto ao Institut de Recherche sur le Cinéma et l’Audiovisuel da Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3, pesquisando vanguardas e fascismos pós-1945. É arquiteta e urbanista pela UFSC e bacharel em artes plásticas pela Udesc, onde foi professora colaboradora do Departamento de Artes Visuais (2015-19). Como artista, tem obras no acervo de instituições públicas como o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (ES), Fundação Nacional de Artes (RJ), Fundação Joaquim Nabuco (PE) e Museu Nacional Victor Meirelles (SC).

 

Andrea Giunta – curadora, escritora e professora de arte latino-americana e arte moderna e contemporânea na Universidad de Buenos Aires, onde doutorou-se. Co-curadora da exposição “Radical Women: Latin American Art – 1960–1985”, Hammer Museum, LA, Brooklyn Museum, NY e Pinacoteca de São Paulo (2017-18). Curadora chefe da 12ª Bienal do Mercosul, “Feminismo(s). Visualidades, Ações, Afetos”, Porto Alegre (2020) e da exposição “Puisqu’il Fallait Tout Repenser” (Galería Rolf, Buenos Aires, 2020 / Les Rencontres d’Arles, 2021). Autora de “Feminismo y Arte Latinoamericano. Historias de Mujeres que Emanciparon el Cuerpo” (Siglo 21, 2018, 8ª ed. 2022), traduzido como “The Political Body” (University of California Press, 2022) e de “Contra el Canon. El Arte Contemporáneo en un Mundo Sin Centro” (Siglo 21, 2020), traduzido ao português, “Contra o Cânone: Arte Contemporânea em Um Mundo Sem Centro (Editora Nave, 2022).

 

Serviço

O quê: exposição “Indivisível Substância: Martinho de Haro e Florianópolis”

Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, Quando: até 1º.7.2023, seg. a sáb., 13h30 às 18h30

Quanto: gratuito

 

Equipe Técnica

Curadoria, expografia e textos: Francine Goudel e Ylmar Corrêa Neto

Revisão e edição de textos: Néri Pedroso

Coordenação de montagem: Cristina Maria Dalla Nora

Montagem: Flávio Xanxa Brunetto

Material educativo: Ana Martins e Joana Amarante

Material gráfico: Lorena Galery

Fotografia: Eduardo Marques

 

Realização

Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação

 

Apoio Cultural

Dígitro e Ibagy

 

Patrocínio

Produto cultural totalmente patrocinado pelo Município de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (modalidade doação). ENTRADA GRATUITA

Raul Antelo. Foto Divulgação

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