Instituto cria três propostas lúdicas

Ações integradas que envolvem a recepção do público, visitas mediadas, formação de professores, conversações com estudantes e especialistas, recebimento de escolas e grupos representativos de diferentes instituições e entidades de classe, grupos de estudo e atividades no Ateliê de Imersão são ações desenvolvidas na rotina do Núcleo Educativo do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação. Um eixo move o trabalho coordenado por Joana Amarante: o desejo de proporcionar a um amplo público, momentos de reflexão e experiências sobre o fazer e o pensar artístico. A criação de materiais educativos é um outro desdobramento na intensa agenda de trabalho do setor e as ferramentas interativas integram esse processo criativo e oferta. “Flanar em Martinho de Haro”, “Elke Hering-  Cores e Formas” e “Quebra-cabeça Vitrôs de Elke Hering” são as três ferramentas já disponíveis ao público, acessíveis para download na página do Núcleo Educativo no site: www.institutocollacopaulo.com.br/educativo

Apesar da movimentada agenda no atendimento de educadores, turistas, estudantes e profissionais de diferentes áreas, o Núcleo Educativo empenha-se para assegurar a amplitude dos conteúdos vinculados às exposições com novas possibilidades na oferta de suportes para interessados em arte educação. As ferramentas interativas, cujos textos e montagens são de autoria de Joana Amarante e da estagiária Ana Martins, referem-se à mostra “Indivisível Substância: Martinho de Haro e Florianópolis” e à “Elke Hering – Metamorfoses”.

“Além da confecção de material educativo para a exposição, o Núcleo Educativo projeta ferramentas interativas que buscam ampliar as possíveis leituras das obras pela exposição, bem como auxiliar o professor nas dinâmicas de sala de aula. É aquele material que vai além do livro e usa ferramentas do cotidiano, como um mapa ou uma dinâmica de jogo. Para a exposição de Elke Hering, projetou-se uma ferramenta que se utiliza da linguagem de jogos estimulando a convivência em grupo e a concentração. Uma forma de ativar o olhar para os detalhes das obras que passariam despercebidos, de estimular o diálogo e, dependendo da idade, aumentar o vocabulário. A ferramenta interativa se propõe a ser um auxiliar na visita pela exposição e nas dinâmicas de aulas de artes”, diz Joana Amarante.

 

As ferramentas

Lúdicas, as ferramentas atendem o público infantil, mas também convidam ao envolvimento de adultos já que as atividades podem ser feitas em contexto familiar. A primeira delas –“Flanar em Martinho de Haro”, um mapa de Martinho de Haro e Florianópolis, propõe pesquisa e um olhar atento para o mapa da cidade e suas principais regiões. A ideia é elencar os pontos turísticos ou aqueles que despertam curiosidade para traçar um breve plano de rotas e trajetos. A ferramenta de interação virtual propõe um princípio, sem definir nenhum caminho, quer estimular escolhas pessoais, que cada um adote o seu ponto de partida pelos lugares assinalados no mapa ou que tenham ligação com a exposição “Indivisível Substância: Martinho de Haro e Florianópolis”, em cartaz no Instituto Collaço Paulo entre março e julho de 2023.

 

Arte feminina

“Quebra-cabeça Vitrôs de Elke Hering” enfoca os projetos da artista Elke Hering (1940-1994) desenvolvidos nos anos 1950 em aquarelas para vitrais que são uma categoria de vidraça, muito presente nas igrejas, e construídos a partir do encaixe de pedaços de vidro colorido. Para estimular novos olhares e descobertas em torno da exposição “Elke Hering – Metamorfoses”, Ana Martins produz dois quebra-cabeças com aquarelas da artista. A sugestão é que as crianças brinquem, criem livremente a própria composição de cores e linhas.

“Elke Hering – Cores e Formas” quer que o visitante faça relações e perceba as diferenças entre os elementos presentes nos trabalhos, vasculhar detalhes através de cartões, palavras e paleta de cores. Descobrir o invisível por meio de um jogo estabelecido nas leituras da sala expositiva.

O Núcleo Educativo atende inúmeros pedidos de escolas públicas e privadas, bem como de representantes do terceiro setor (organizações não-governamentais), interessados na promoção da arte em favor da sensibilização e do conhecimento em torno das exposições. Com apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi), apoio cultural da Ibagy e patrocínio da Prefeitura de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o Instituto Collaço Paulo viabiliza o transporte para grupos de estudantes da rede pública municipal participarem das ações educativas com visitas mediadas e práticas imersivas.

 

 

Links direto as ferramentas interativas:

Ferramenta Interativa: Elke Hering Cores e Formas

Ferramenta Interativa: Quebra-cabeça Vitrôs de Elke Hering

Ferramenta Interativa: Flanar em Martinho de Haro

Pular para o conteúdo