Notícias

Brincar de ser outro

O Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação aciona, mais uma vez, o seu Núcleo Educativo para receber famílias e demais interessados da comunidade para conhecer e aprender em torno da exposição “Máscara Humana”, uma curadoria de Francine Goudel que valoriza a produção de Rodrigo de Haro (1939-2021) num recorte predominante dos anos 1970. No próximo sábado, dia 9, entre 14h e 16h, a instituição realiza a ação Quem Eu Seria?, mais um Sábados com Arte que prevê uma visita mediada e uma atividade prática no Ateliê de Imersão.

Leia Mais »

Produção de pensamento

O livro “Rodrigo de Haro e a Ópera do Mundo” (Instituto Collaço Paulo/2024), de Raul Antelo, o primeiro empreendimento editorial impresso do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, ganha lançamento no dia 29, entre 16h30 e 18h30, junto à realização de um Instituto Conversa com o autor. As vagas são limitadas, por ordem de chegada e a entrada é gratuita.

Leia Mais »

Arte da dualidade

Um expressivo núcleo da Coleção Collaço Paulo ganha visibilidade no Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, em Florianópolis (SC), na mostra “Máscara Humana”, que reúne obras criadas por Rodrigo de Haro (1939-2021), das quais 80 são pinturas e desenhos e 25 objetos que pertenciam ao artista, um erudito, célebre, autor de uma produção extensa em artes visuais, além de inúmeros livros que o consagram como poeta. O público tem acesso gratuito a partir de 16 de outubro, com visitação aberta até 26 de abril de 2025.

Leia Mais »

Percursos inclusivos

Acessibilidade e inclusão são compromissos do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação que coloca a Coleção Collaço Paulo a serviço de um programa educativo para Florianópolis. Em consonância, o Núcleo Educativo mantém aberta a recepção de pessoas com deficiência. A inserção de uma ação voltada a esse público na 18ª Primavera dos Museus, no dia 27 de setembro, aproximou a instituição e a Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae/SC), de São José, quando 13 estudantes e três professoras acompanharam uma visita mediada à exposição “Etérea” com o arte educador Marcello Carpes, seguida por uma atividade prática no Ateliê de Imersão. A atividade lúdica ajuda a estimular a observação, a percepção visual, a criatividade e a imaginação.

Leia Mais »

Arte em expansão

Seis minutos preciosos que funcionam como uma janela aberta para o alcance de novas percepções estéticas. No dia 23 de setembro, o Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, em Florianópolis (SC), lança um videoguia que dá acesso em libras à exposição “Etérea” que tem expressiva visitação desde a sua abertura. É a segunda ação inclusiva nesta configuração desenvolvida pela instituição, a primeira ocorreu em torno da mostra “Elke Hering – Metamorfoses”, quando foram criados cinco videoguias a partir de uma proposição do Núcleo Educativo para destacar os seus aspectos, questões e perspectivas específicas.

Leia Mais »

Educativo na Anpap

O artista Martinho de Haro (1907-1985), um dos mais importantes modernistas de Santa Catarina, ganha visibilidade no 33º Encontro Nacional da Anpap que tem “Vidas” como tema aglutinador de um conjunto de atividades realizadas em João Pessoa (PB), entre 23 e 27 de setembro, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Joana Amarante, coordenadora do Núcleo Educativo do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, participa no dia 24, entre 8 horas e 9h30, na sessão 1 de comunicação remota (artigos), organizado pelo Comitê de Educação em Artes Visuais do evento. A Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (Anpap) é uma entidade do universo das artes visuais que congrega pesquisadores, centros e instituições para promover e divulgar pesquisas no campo das artes visuais.

Leia Mais »

Conversa sobre curadoria e montagem

Com expressiva visitação e indicada entre as premiações de 2023 da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) como a melhor mostra do Sul do Brasil, a exposição “Etérea” encerra no próximo dia 28 no Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, em Florianópolis (SC). Antes, no dia 24 de setembro, às 16h30, ocorre com Francine Goudel o 11º Instituto Conversa, programa do Núcleo Educativo no qual ela expõe e conversa sobre os conceitos da “Curadoria e Montagem em Etérea”.

Leia Mais »

Junto com o Ibram

Entre os dias 23 e 29 de setembro, o Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação integra a 18ª Primavera dos Museus que reúne, em âmbito nacional, museus, instituições de memória, espaços e centros culturais. Promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e o Ministério da Cultura (MinC), o tema desta edição será “Museus, Acessibilidade e Inclusão” que procura refletir sobre o papel dos museus na promoção do acesso a todos os seus públicos, independentemente de suas condições físicas, sensoriais ou cognitivas. Desde a sua inauguração, em julho de 2022, é a primeira vez que o instituto sediado no bairro Coqueiros, em Florianópolis (SC) alinha-se ao Ibram e ao MinC.

Leia Mais »

Fiel guardião

As irmãs Maria Eloy May e Maria Eloisa Neves May doaram ao Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação um Martinho de Haro dos anos 1940/50. Sem título, o óleo sobre tela, traz o retrato de um homem sentado, de poncho, e um chapéu em uma das mãos.

Leia Mais »

Dimensão histórica e educacional

O Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação lança dois novos produtos editoriais. O material educativo “Em Busca de Sentidos” e o terceiro catálogo que documenta a exposição “Elke Hering – Metamorfoses”, realizada entre 20 de julho e 2 de dezembro de 2023, com curadoria de Denise Mattar.

Leia Mais »

Convite para brincar

O período de descanso das atividades escolares abre caminho para a busca de atividades prazerosas, lúdicas, divertidas. Para ajudar nesta agenda diferenciada, o Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação oferece o programa “Férias com Arte”, que será realizado em 18, 19 e 20 de julho, entre 14 horas e 16h30, voltado a crianças de sete a 12 anos. A cada dia uma proposta diferenciada, que prevê três propostas educativas em torno da exposição em cartaz “Etérea”. A ideia é se divertir e aprender.

Leia Mais »

“Etérea” vai até 28 de setembro

Indicada entre as premiações de 2023 da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) como a melhor mostra do Sul do Brasil, a exposição “Etérea” foi prorrogada até 28 de setembro no Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, em Florianópolis (SC). Com entrada gratuita, é possível conhecer obras artísticas raras situadas entre os séculos 14 e 21 e que se aproximam pelo sagrado, pela crença, a devoção, o altruísmo e o humano.

Leia Mais »

Instituto Collaço Paulo - Todos os direitos reservados

Pular para o conteúdo