
Relato de resultados na Anpap
A arte educadora Joana Amarante, coordenadora do Núcleo Educativo do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, estará em Curitiba (PR) neste dia 29 de maio, para integrar o 1º Encontro Regional da Anpap Sul e 2º Colóquio Internacional de Arte desde a América Latina (CWB Latina), no qual faz, às 9 horas, a apresentação: “Elke Hering: Uma Experiência de Ação Educativa Acessível” que consiste no relato dos resultados alcançados na visitação de pessoas com deficiência visual e integrantes da Associação Catarinense para Integração de Cegos (Acic), que realizaram duas visitas ao instituto, quando tiveram a possibilidade da permissão do toque direto à obra.

“Vitral” move ação lúdica
O Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação faz um convite às famílias e à comunidade para interagirem a partir da exposição “Etérea” por meio da atividade “Vitral: Experiência com Luz”. O próximo Sábados com Arte no dia 25, entre 14h e 15h30, propõe aos participantes, após a mediação em torno da mostra, a construírem um pequeno vitral usando papel. Uma forma lúdica de entender como as cores trabalham com a luz e a importância desse elemento, dessa janela nas arquiteturas ao longo dos séculos.

Experiências com a arte
Tudo se modifica quando as crianças e os jovens chegam ao Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação. O ônibus estaciona e logo começam os gritinhos, os apupos, exclamações, perguntas, uma certa correria movida pela curiosidade tão típica nesta idade. História da arte e seu ensino, leituras de obras artísticas, conceitos, interdisciplinaridade, integração, aprendizagem lúdica, estímulo à imaginação infantil, o contato com a arte como uma nova experiência, uma coleção de arte no contexto de sua comunidade. Todas essas questões envolvem o Núcleo Educativo da instituição que tem recebido expressiva visitação desde a sua criação em 2022 no bairro Coqueiros, em Florianópolis.

Parcerias e reconhecimento
Um café na tarde para selar relacionamentos afetivos e institucionais, uma homenagem, um encontro com cerca de 30 pessoas ocorreu no dia 25 de abril, no Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação. Descontraída, a reunião mereceu um passeio pela exposição “Etérea”, conduzido pela coordenadora do Núcleo Educativo Joana Amarante e pela curadora Francine Goudel com a pequena Sara no colo, ganhou fala de Marcelo Collaço Paulo, diretor-presidente da instituição que aproveitou o momento para mencionar e agradecer o trabalho realizado por Sandra Makowiecky na gestão do Museu da Escola Catarinense (Mesc).

Finalista, de novo na ABCA!
A Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) divulgou os finalistas para as premiações de 2023. A entidade condecora anualmente críticos de arte, curadores, artistas visuais, pesquisadores, autores e instituições que realizaram no ano ações expressivas e passíveis de reconhecimento. Sempre prestigiado, o cerimonial realizado em São Paulo reúne personalidades de diferentes partes do Brasil que prestam serviço em favor da valorização da cultura brasileira.

Arte e ancestralidade
Uma produção artística que aproxima a história da arte, o sincretismo religioso e a moda, um artista – Gustavo Nazareno – que se faz conhecer em Santa Catarina por intermédio de “Exu”, a única obra de sua autoria inserida na exposição “Etérea” que permanece aberta com entrada gratuita até 29 de junho, no Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, em Florianópolis (SC). No dia 7 de maio, às 17 horas, ocorre mais um Instituto Conversa, programa do Núcleo Educativo que oferece uma oportunidade para conhecer Nazareno. Intitulada “Entre o Ancestral e o Contemporâneo”, a conversa será realizada em formato híbrido com a mediação de Marcello Carpes no Instituto Collaço Paulo e o artista falando virtualmente de São Paulo. Com entrada gratuita, a participação é por ordem de chegada e as vagas são limitadas.

“Etérea” integra a Maratona Cultural
Já uma tradição na agenda, a Maratona Cultural alcança em Florianópolis (SC) sua décima edição cercada de expectativa em torno de uma intensa agenda entre 22 e 24 de março que celebra o 351º aniversário da cidade no dia 23. Tudo com entrada gratuita, envolve 379 atrações espalhadas por 15 bairros e 81 espaços, entre eles o Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação que integra a iniciativa com a mostra “Etérea” e a realização, neste sábado, dia 23, às 14 horas, do Sábados com Arte, programa desenvolvido pelo Núcleo Educativo coordenado por Joana Amarante e o apoio do arte educador Marcello Carpes.

Experiência de ateliê
O Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação integra a programação da Maratona Cultura 10 Anos, um dos principais eventos multiculturais de Santa Catarina que movimenta Florianópolis entre 22 e 24 de março. Para isso, o Núcleo Educativo propõe um Sábados com Arte, um dos programas desenvolvidos pela instituição que alia reflexão, conhecimento, criatividade e uma boa conversa. No dia 23 de março, a partir das 14 horas, os interessados por participar de uma experiência de ateliê em torno da mostra “Etérea”.

No trato dos bens culturais
No dia 12 de março, às 17 horas, no Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, em Florianópolis (SC), a conservadora-restauradora Sára Fermiano faz a palestra “O Acervo em Tratamento”, ação do Núcleo Educativo vinculada à exposição “Etérea” e ao programa Instituto Conversa. As vagas são limitadas e por ordem de chegada. A entrada é gratuita.

“Etérea” integra agenda do Natal Magia
O Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação integra a programação de Natal Florianópolis 2023, o Natal Magia, que propõe celebrar a data como uma jornada mágica no coração da Ilha de Santa Catarina. Com uma ampla agenda de atrações, a Prefeitura de Florianópolis transforma a cidade em um espetáculo de luzes e magia, criando uma atmosfera festiva com diferentes cenários montados em lugares distintos. A instituição, sediada em Coqueiros, participa com a exposição “Etérea”, que pode ser visitada gratuitamente de segunda a sábado, entre 13h30 e 18h30. Potente, com imagens que se aproximam por uma temática sagrada, a mostra reúne cerca de cem obras, entre trabalhos artísticos e artefatos.

Do humano ao divino
Um novo e inusitado recorte na Coleção Collaço Paulo resulta na exposição “Etérea” que abre no dia 20 de dezembro, no Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, em Florianópolis (SC), com cerca de cem obras, entre trabalhos artísticos e artefatos que se aproximam pelo sagrado. Criadas por artistas conhecidos e desconhecidos, representativos de diferentes escolas e países, as peças abarcam religiões de matrizes distintas, um tempo que se estende entre os séculos 14 e 21, além de uma ampla gama de materialidades e linguagens – bronze, cerâmica, madeira, pintura, escultura, entre outras. O conjunto chama a atenção ora pela imponência e suntuosidade, ora por um austero vigor ou, em outros momentos, pela simplicidade. Sempre sob a ótica do pensamento de uma época, o visitante deve estabelecer correspondências constantes entre as mudanças nos âmbitos do tempo, da vida e da arte, a mostra convida à reflexão. Importante um exame mais atento às raridades.

Visita mediada e atividade educativa
O Sábados com Arte, um dos programas do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, é um espaço voltado ao encontro, à reflexão, ao conhecimento, à criatividade e a uma boa conversa. No próximo sábado, dia 2 de dezembro, entre às 11 e 12 horas, o Núcleo Educativo realiza uma experiência de ateliê em torno da mostra “Elke Hering – Metamorfoses”. Dividida em dois momentos, os interessados irão trabalhar com desenho de observação e modelagem em argila. Gratuita, a atividade no Ateliê de Imersão é aberta à comunidade e ocorre logo após uma visita mediada. Toda a atividade terá tradução em libras. O acesso à participação é por ordem de chegada e as vagas são limitadas. Menores de 14 anos devem estar acompanhados por seus responsáveis.