
Conversa sobre curadoria e montagem
Com expressiva visitação e indicada entre as premiações de 2023 da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) como a melhor mostra do Sul do Brasil, a exposição “Etérea” encerra no próximo dia 28 no Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, em Florianópolis (SC). Antes, no dia 24 de setembro, às 16h30, ocorre com Francine Goudel o 11º Instituto Conversa, programa do Núcleo Educativo no qual ela expõe e conversa sobre os conceitos da “Curadoria e Montagem em Etérea”.

Junto com o Ibram
Entre os dias 23 e 29 de setembro, o Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação integra a 18ª Primavera dos Museus que reúne, em âmbito nacional, museus, instituições de memória, espaços e centros culturais. Promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e o Ministério da Cultura (MinC), o tema desta edição será “Museus, Acessibilidade e Inclusão” que procura refletir sobre o papel dos museus na promoção do acesso a todos os seus públicos, independentemente de suas condições físicas, sensoriais ou cognitivas. Desde a sua inauguração, em julho de 2022, é a primeira vez que o instituto sediado no bairro Coqueiros, em Florianópolis (SC) alinha-se ao Ibram e ao MinC.

Fiel guardião
As irmãs Maria Eloy May e Maria Eloisa Neves May doaram ao Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação um Martinho de Haro dos anos 1940/50. Sem título, o óleo sobre tela, traz o retrato de um homem sentado, de poncho, e um chapéu em uma das mãos.

Dimensão histórica e educacional
O Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação lança dois novos produtos editoriais. O material educativo “Em Busca de Sentidos” e o terceiro catálogo que documenta a exposição “Elke Hering – Metamorfoses”, realizada entre 20 de julho e 2 de dezembro de 2023, com curadoria de Denise Mattar.

Convite para brincar
O período de descanso das atividades escolares abre caminho para a busca de atividades prazerosas, lúdicas, divertidas. Para ajudar nesta agenda diferenciada, o Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação oferece o programa “Férias com Arte”, que será realizado em 18, 19 e 20 de julho, entre 14 horas e 16h30, voltado a crianças de sete a 12 anos. A cada dia uma proposta diferenciada, que prevê três propostas educativas em torno da exposição em cartaz “Etérea”. A ideia é se divertir e aprender.

“Etérea” vai até 28 de setembro
Indicada entre as premiações de 2023 da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) como a melhor mostra do Sul do Brasil, a exposição “Etérea” foi prorrogada até 28 de setembro no Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, em Florianópolis (SC). Com entrada gratuita, é possível conhecer obras artísticas raras situadas entre os séculos 14 e 21 e que se aproximam pelo sagrado, pela crença, a devoção, o altruísmo e o humano.

Relato de resultados na Anpap
A arte educadora Joana Amarante, coordenadora do Núcleo Educativo do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, estará em Curitiba (PR) neste dia 29 de maio, para integrar o 1º Encontro Regional da Anpap Sul e 2º Colóquio Internacional de Arte desde a América Latina (CWB Latina), no qual faz, às 9 horas, a apresentação: “Elke Hering: Uma Experiência de Ação Educativa Acessível” que consiste no relato dos resultados alcançados na visitação de pessoas com deficiência visual e integrantes da Associação Catarinense para Integração de Cegos (Acic), que realizaram duas visitas ao instituto, quando tiveram a possibilidade da permissão do toque direto à obra.

“Vitral” move ação lúdica
O Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação faz um convite às famílias e à comunidade para interagirem a partir da exposição “Etérea” por meio da atividade “Vitral: Experiência com Luz”. O próximo Sábados com Arte no dia 25, entre 14h e 15h30, propõe aos participantes, após a mediação em torno da mostra, a construírem um pequeno vitral usando papel. Uma forma lúdica de entender como as cores trabalham com a luz e a importância desse elemento, dessa janela nas arquiteturas ao longo dos séculos.

Experiências com a arte
Tudo se modifica quando as crianças e os jovens chegam ao Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação. O ônibus estaciona e logo começam os gritinhos, os apupos, exclamações, perguntas, uma certa correria movida pela curiosidade tão típica nesta idade. História da arte e seu ensino, leituras de obras artísticas, conceitos, interdisciplinaridade, integração, aprendizagem lúdica, estímulo à imaginação infantil, o contato com a arte como uma nova experiência, uma coleção de arte no contexto de sua comunidade. Todas essas questões envolvem o Núcleo Educativo da instituição que tem recebido expressiva visitação desde a sua criação em 2022 no bairro Coqueiros, em Florianópolis.

Parcerias e reconhecimento
Um café na tarde para selar relacionamentos afetivos e institucionais, uma homenagem, um encontro com cerca de 30 pessoas ocorreu no dia 25 de abril, no Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação. Descontraída, a reunião mereceu um passeio pela exposição “Etérea”, conduzido pela coordenadora do Núcleo Educativo Joana Amarante e pela curadora Francine Goudel com a pequena Sara no colo, ganhou fala de Marcelo Collaço Paulo, diretor-presidente da instituição que aproveitou o momento para mencionar e agradecer o trabalho realizado por Sandra Makowiecky na gestão do Museu da Escola Catarinense (Mesc).

Finalista, de novo na ABCA!
A Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) divulgou os finalistas para as premiações de 2023. A entidade condecora anualmente críticos de arte, curadores, artistas visuais, pesquisadores, autores e instituições que realizaram no ano ações expressivas e passíveis de reconhecimento. Sempre prestigiado, o cerimonial realizado em São Paulo reúne personalidades de diferentes partes do Brasil que prestam serviço em favor da valorização da cultura brasileira.

Arte e ancestralidade
Uma produção artística que aproxima a história da arte, o sincretismo religioso e a moda, um artista – Gustavo Nazareno – que se faz conhecer em Santa Catarina por intermédio de “Exu”, a única obra de sua autoria inserida na exposição “Etérea” que permanece aberta com entrada gratuita até 29 de junho, no Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, em Florianópolis (SC). No dia 7 de maio, às 17 horas, ocorre mais um Instituto Conversa, programa do Núcleo Educativo que oferece uma oportunidade para conhecer Nazareno. Intitulada “Entre o Ancestral e o Contemporâneo”, a conversa será realizada em formato híbrido com a mediação de Marcello Carpes no Instituto Collaço Paulo e o artista falando virtualmente de São Paulo. Com entrada gratuita, a participação é por ordem de chegada e as vagas são limitadas.