
Sábados com Arte propõe “imediação”
Neste sábado, dia 27 de maio, a partir das 15h, o Núcleo Educativo do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, em Florianópolis (SC), promove mais um Sábados com Arte, desta vez com a convidada Andressa Argenta, artista, professora e pesquisadora com currículo e experiências no campo das artes visuais. Em sintonia com a exposição “Indivisível Substância: Martinho de Haro e Florianópolis”, aberta até 1º de julho, ela propõe uma ação nos entornos do Instituto Collaço Paulo. Caminhar, observar, debater são ferramentas importantes neste encontro. Coordenado por Joana Amarante, com apoio da estagiária Ana Martins, o Núcleo Educativo desenvolve ações que procuram dar acesso e melhor compreensão da produção artística, de conceitos curatoriais e da história da arte. Produtoras de sentidos, as ações acabam por despertar o interesse, a reflexão, a vivência e a criatividade em artes visuais. Importante saber de antemão: menores de 14 anos devem estar acompanhados por seus responsáveis.

Mais uma conferência do programa “Retroprojetor: Encontros do Olhar”
O Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação realiza no dia 29 de maio, a partir das 19h30, mais uma etapa do programa “Retroprojetor: Encontros do Olhar”, que consiste em seis palestras, entre abril e setembro, que possam ajudar a alargar sensibilidades, reflexões e conexões com a comunidade. Com entrada gratuita a participação é por ordem de chegada e as vagas são limitadas.
Idealizada por Raul Antelo, pesquisador, professor, autor de livros, um intelectual reconhecido na área da literatura e das artes visuais, a iniciativa tem como convidada Rosângela Miranda Cherem – doutora em história pela Universidade de São Paulo (USP) e doutora em literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi professora titular de história e teoria da arte no curso artes visuais e no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais no Centro de Arte (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Novas cartografias coletivas
O Núcleo Educativo do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, em Florianópolis (SC), aprofunda neste mês de maio o caráter reflexivo em torno da exposição “Indivisível Substância: Martinho de Haro e Florianópolis”, aberta até 1º de julho, com duas convidadas nos Sábados com Arte. Iniciativa oferecida de modo gratuito, possibilita um encontro com Lilian Barbon, no próximo sábado, dia 13, e com Andressa Argenta, no dia 27 de maio. Ambas são artistas visuais, professoras e pesquisadoras, com currículos que atestam experiência neste campo de saber. Coordenado por Joana Amarante, com apoio da estagiária Ana Martins, o Núcleo Educativo desenvolve ações que buscam estimular a curiosidade, o interesse, a reflexão, a vivência e o conhecimento em artes visuais. Com horários distintos – Barbon começa às 13h30 e Andressa às 15 horas -, é preciso alertar que menores de 14 anos devem estar acompanhados por seus responsáveis.

Momento substancial
Prestes a comemorar um ano da inauguração, ocorrida em Florianópolis (SC), em julho de 2022, a diretoria e a equipe técnica do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação preparam-se para evocar as conquistas deste período, concentrados no planejamento de uma exposição para ser vivida e lembrada como uma das mais importantes do circuito de arte brasileira. Além disso, neste momento, um recente anúncio sinaliza de modo animador a retidão de uma trajetória ainda iniciante. Ao divulgar a lista tríplice com os nomes dos indicados ao prêmio destinado aos artistas visuais, curadores, críticos, autores e instituições artísticas que mais contribuíram para a cultura nacional em 2022, a Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) inclui a iniciativa catarinense em cinco possibilidades de reconhecimento.

Retroprojetor e Instituto Conversa movimentam o Instituto Collaço Paulo
O Instituto Collaço – Centro de Arte e Educação, localizado no bairro Coqueiros, em Florianópolis (SC), ativa um novo programa e retoma outro para seguir no propósito de refletir sobre trajetórias e produzir conhecimento no campo das artes visuais. Na segunda, dia 24, às 19h30, o conferencista, pesquisador, professor, autor de livros, Raul Antelo abre o programa Retroprojetor: Encontros do Olhar, seis conferências que ele idealizou para a instituição e que ocorrerão entre abril e setembro. O primeiro encontro tem Antelo como destaque para fazer a abordagem “Dois Discípulos de Othon Friesz: Sgarbi e Martinho”. Dia 25, às 19h30, o programa Instituto Conversa recebe uma outra autoridade nas relações entre as artes visuais e a cidade de Florianópolis. Doutora e professora, Sandra Makowiecky faz a abordagem “Florianópolis em Tempos Diversos: Martinho de Haro entre Artistas”. A entrada é gratuita.

Legado na crítica de artes visuais e na literatura brasileira
As falas de Sandra Makowiecky e Joca Wolff encerram amanhã, dia 26, às 18h, nas Salas Lindolf Bell, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis (SC), o programa Homem Plural – 100 Anos de Harry Laus que marca o centenário deste catarinense nascido em Tijucas em 1922. A iniciativa aproxima seis instituições interessadas no reconhecimento de trajetórias e legados no campo da cultura. A ação do governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e do Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), conta com o apoio do Museu da Imagem e do Som (MIS), Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A entrada é gratuita.

Conversas e reflexões sobre um legado na administração de dois museus em SC
A vida e trajetória do jornalista, escritor, crítico de arte e gestor de museus Harry Laus está no foco do programa Homem Plural – 100 Anos de Harry Laus, que marca o centenário deste catarinense nascido em Tijucas em 1922. Três convidados hoje, dia 19, às 18h, nas Salas Lindolf Bell, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis (SC), abordam a atuação de Laus em dois importantes museus de Santa Catarina. “Laus na Gestão do Museu de Arte de Joinville (MAJ) e no Museu de Arte de Santa Catarina (Masc)” é o tema do terceiro encontro – de um conjunto de quatro – uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e do Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), com o apoio do Museu da Imagem e do Som (MIS), Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A entrada é gratuita.

Homem Plural – 100 Anos de Harry Laus
No próximo dia 12, quarta-feira, às 18h, continua o programa Homem Plural – 100 Anos de Harry Laus –, a ser realizado na Sala Lindolf Bell, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis (SC). Além deste encontro, a ação segue nos dias 19 e 26 de abril, no mesmo local e horário. A vida e trajetória do jornalista, escritor, crítico de arte e gestor de museus natural de Tijucas (SC) conta com convidados e discussões presenciais que alinhavam memórias e análises sobre a amplitude deste legado. As atividades em torno do centenário abriram em dezembro do ano passado para marcar o nascimento do homenageado em 11 de dezembro de 1922.

Sobre arte, arquivos e exposições
Conferencista, pesquisador, professor, autor de livros, uma referência internacional no campo da literatura e das artes visuais, Raul Antelo idealizou uma série de encontros que movimentará o Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação em 2023. Interessada no intercâmbio pessoal e na partilha de conhecimento sobre arte, arquivos e exposições, a instituição desde a sua criação, em julho de 2022, esteve em contato com Antelo na perspectiva de alinhavar ações capazes de alargar sensibilidades e conexões com a comunidade.

Arte para celebrar Florianópolis
Parceiro da iniciativa, o Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, se insere na vasta programação da Maratona Cultural, que celebra com arte e cultura o aniversário de 350 anos de Florianópolis. O instituto oferece uma agenda especial com três dias de visitas mediadas e oficinas práticas para aproveitar o feriado. As ações são abertas, gratuitas e com vagas limitadas – 30 pessoas podem participar, atendendo o critério da ordem de chegada. Uma a cada dia, as visitas começam sempre às 15 horas. Menores de 14 anos devem ser acompanhados por seus responsáveis e cada atividade dura em torno de uma hora.

Martinho de Haro e Florianópolis
Mestre da composição, o pintor e desenhista Martinho de Haro (1907-1985) é um dos mais importantes artistas de Santa Catarina e uma forte representação do modernismo brasileiro. Homem e trajetórias qualitativas, ele ganha um tributo em Florianópolis (SC) com a exposição “Indivisível Substância: Martinho de Haro e Florianópolis” que abre no dia 15 de março, no Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação. Aberta até julho de 2023, a mostra pode ser visitada gratuitamente de segunda a sábado, entre 13h30 e 18h30.

Mediação, vivência e conhecimento
É de graça: Instituto Collaço Paulo Sábados com Arte Pela importância do acervo e expressiva visitação, a mostra “Mais Humano: Arte no Brasil de 1850-1930”, em cartaz no Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, em Florianópolis (SC), está prorrogada até 17 de fevereiro de 2023. Por tudo