
Conversas e reflexões sobre um legado na administração de dois museus em SC
A vida e trajetória do jornalista, escritor, crítico de arte e gestor de museus Harry Laus está no foco do programa Homem Plural – 100 Anos de Harry Laus, que marca o centenário deste catarinense nascido em Tijucas em 1922. Três convidados hoje, dia 19, às 18h, nas Salas Lindolf Bell, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis (SC), abordam a atuação de Laus em dois importantes museus de Santa Catarina. “Laus na Gestão do Museu de Arte de Joinville (MAJ) e no Museu de Arte de Santa Catarina (Masc)” é o tema do terceiro encontro – de um conjunto de quatro – uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e do Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), com o apoio do Museu da Imagem e do Som (MIS), Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A entrada é gratuita.

Homem Plural – 100 Anos de Harry Laus
No próximo dia 12, quarta-feira, às 18h, continua o programa Homem Plural – 100 Anos de Harry Laus –, a ser realizado na Sala Lindolf Bell, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis (SC). Além deste encontro, a ação segue nos dias 19 e 26 de abril, no mesmo local e horário. A vida e trajetória do jornalista, escritor, crítico de arte e gestor de museus natural de Tijucas (SC) conta com convidados e discussões presenciais que alinhavam memórias e análises sobre a amplitude deste legado. As atividades em torno do centenário abriram em dezembro do ano passado para marcar o nascimento do homenageado em 11 de dezembro de 1922.

Sobre arte, arquivos e exposições
Conferencista, pesquisador, professor, autor de livros, uma referência internacional no campo da literatura e das artes visuais, Raul Antelo idealizou uma série de encontros que movimentará o Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação em 2023. Interessada no intercâmbio pessoal e na partilha de conhecimento sobre arte, arquivos e exposições, a instituição desde a sua criação, em julho de 2022, esteve em contato com Antelo na perspectiva de alinhavar ações capazes de alargar sensibilidades e conexões com a comunidade.

Arte para celebrar Florianópolis
Parceiro da iniciativa, o Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, se insere na vasta programação da Maratona Cultural, que celebra com arte e cultura o aniversário de 350 anos de Florianópolis. O instituto oferece uma agenda especial com três dias de visitas mediadas e oficinas práticas para aproveitar o feriado. As ações são abertas, gratuitas e com vagas limitadas – 30 pessoas podem participar, atendendo o critério da ordem de chegada. Uma a cada dia, as visitas começam sempre às 15 horas. Menores de 14 anos devem ser acompanhados por seus responsáveis e cada atividade dura em torno de uma hora.

Martinho de Haro e Florianópolis
Mestre da composição, o pintor e desenhista Martinho de Haro (1907-1985) é um dos mais importantes artistas de Santa Catarina e uma forte representação do modernismo brasileiro. Homem e trajetórias qualitativas, ele ganha um tributo em Florianópolis (SC) com a exposição “Indivisível Substância: Martinho de Haro e Florianópolis” que abre no dia 15 de março, no Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação. Aberta até julho de 2023, a mostra pode ser visitada gratuitamente de segunda a sábado, entre 13h30 e 18h30.

Mediação, vivência e conhecimento
É de graça: Instituto Collaço Paulo Sábados com Arte Pela importância do acervo e expressiva visitação, a mostra “Mais Humano: Arte no Brasil de 1850-1930”, em cartaz no Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, em Florianópolis (SC), está prorrogada até 17 de fevereiro de 2023. Por tudo

Avaliações positivas para o Instituto Conversa e a partilha do catálogo “Eliseu Visconti – 150 Anos”
Uma experiência enriquecedora sob o ponto de vista do conhecimento e da troca de ideias sobre arte, acervo, curadoria, colecionismo e a história da arte brasileira que resulta em um balanço positivo. A primeira edição do programa Instituto Conversa, uma das ações do Plano Educativo do Instituto Collaço Paulo –

Exposição “Mais Humano” é prorrogada até 17 de fevereiro
Pela importância do acervo e expressiva visitação, a mostra “Mais Humano: Arte no Brasil de 1850-1930”, em cartaz no Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, em Florianópolis (SC), está prorrogada até 17 de fevereiro de 2023. Mas, anote aí na agenda de passeio cultural: no próximo sábado,

Eliseu Visconti, uma imensidão
Professora que vive em São Paulo (SP), referência no universo da pesquisa e curadoria de artes visuais no Brasil, Denise Mattar é a convidada do Instituto Conversa, que ocorre de modo virtual, pelo Youtube, no dia 15 de dezembro, às 19h30. Ela falará sobre “O Pré-Modernismo de Eliseu Visconti”, encerrando o conjunto de quatro encontros dentro do programa público que amplia o Plano Educativo do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, inaugurado em julho, em Florianópolis (SC). Visconti (1866-1944), um dos mais importantes da Coleção Collaço Paulo e um dos 34 artistas da mostra “Mais Humano: Arte do Brasil de 1950-1930”, está representado com cinco trabalhos: “Raios de Sol”, “A Visita”, “Nu Masculino Sentado com Bastão”, “Retrato de Louise” e “Sem Título”. Aluno de Victor Meirelles (1832-1903) na Academia Imperial de Belas Artes, ele foi estratégico no entre séculos 19 e 20, despontando como precursor na transição do cânone acadêmico para as rupturas do modernismo. A exposição, que tem curadoria de Francine Goudel, fica aberta até 21 de janeiro de 2023. Gratuita, pode ser visitada de segunda a sábado, entre 13h30 e 18h30.

Afinidades e aproximações
“Afinidades de Benjamin com ‘Mais Humano’” é o tema de um encontro com Maria Aparecida Barbosa no dia 10 de dezembro de 2022, às 18h, no Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação. O encontro também prevê o lançamento dos livros “Torsos” (editora Nave), organizado por Flávia Scóz e Maria Aparecida Barbosa, e “Afinidades de Walter Benjamin com o ‘Mais Humano’” (ed. Cultura e Barbárie), de Maria Aparecida Barbosa. Ambos foram publicados em 2022.

Homem Plural – 100 Anos de Harry Laus
No dia 7 de dezembro, às 18h, abre-se o programa Homem Plural – 100 Anos de Harry Laus –, a ser realizado no Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), em Florianópolis (SC), nos dias 7 de dezembro de 2022 e nos dias 12, 19 e 26 de abril de 2023, sempre às 18h. O aniversário do jornalista, escritor, crítico de arte e gestor de museus será marcado por quatro encontros presenciais que pretendem alinhavar memórias e análises sobre a amplitude do legado deste tijucano, nascido em 11 de dezembro de1922. Seis instituições estão envolvidas neste tributo: Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Masc, Museu da Imagem e do Som (MIS), Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os painéis ocorrerão no Espaço Claraboia, no Masc, e a sessão de filmes, na sala de cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC).

Colecionismo contemporâneo
No dia 1º de dezembro, o Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação continua o seu programa público para ampliar as metas do Plano Educativo. No terceiro de quatro encontros inaugurais da ação Instituto Conversa, o convidado é Ylmar Corrêa Neto, colecionador, pesquisador de arte, médico neurologista e professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A fala “Um Clube de Colecionadores em Coqueiros” quer atrair pessoas interessadas ou envolvidas com coleções de arte e, também, criar o Clube de Colecionadores de Arte de Coqueiros (CCAC) que deve realizar um encontro a cada dois meses para debater temas relativos ao colecionismo contemporâneo.