Notícias

Reflexões sobre pintura brasileira

O Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação segue no dia 17 de novembro, às 19h30, com o programa público Instituto Conversa. Neste segundo encontro, a convidada é Ana Maria Tavares Cavalcanti, doutora em história da arte e professora associada da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atua na graduação e pós-graduação. O tema “Pintura Brasileira Entre os Séculos 19 e 20: Uma Coleção de Histórias” amplia a compreensão do contexto da criação do século 19 e 20 e busca significados de percepções técnicas e culturais daquele momento. Em formato virtual, pelo Youtube, a participação é gratuita.

Leia Mais »

Percursos na construção de sentidos

Entre novembro e dezembro, o Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação desenvolve as primeiras atividades de seu programa público para ampliar as metas do Plano Educativo concebido em uma parceria entre a pesquisadora Julia Rocha e a coordenadora do núcleo educativo Joana Amarante. A partir do dia 3 de novembro, quatro encontros inauguram a ação Instituto Conversa que propõe reflexão e construção de sentidos em torno do próprio instituto, do conceito curatorial, do colecionismo e da história da arte brasileira.

Leia Mais »

“A Cor de Nossa Tela” ganha novos episódios

O cineasta Zeca Pires retoma o projeto “A Cor de Nossa Tela”, exibido pela TV UFSC, com uma mudança no enfoque. A ênfase dada, até então, para as trajetórias e nomes consagrados do cenário de arte de Santa Catarina se deslocam para um outro eixo do circuito, os espaços culturais.

Leia Mais »

Aprendizado e projeção para o futuro

Moradores do bairro Coqueiros, amigos, professores, artistas, estudantes vindos de van, outras que vieram de micro-ônibus, mulheres em grupo, casais enamorados, gente sozinha ou com criança, idosos, famílias em passeio cultural, jornalistas e curadores. Agosto e setembro, os dois primeiros meses de existência do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, foram intensos.

Leia Mais »

Arte, visitas e estudos

Inaugurado há pouco mais de um mês no bairro Coqueiros, em Florianópolis (SC), as visitações no Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação surpreendem a equipe técnica que já recebeu diferentes turmas de estudos da história da arte interessadas nas singularidades da Coleção Collaço Paulo que começou a ser montada há cerca de 40 anos.

Leia Mais »

Pintura por excelência

Francine Goudel, curadora-chefe do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, assina a exposição “Mais Humano: Arte no Brasil de 1850-1930” que abre um novo projeto de arte e educação no bairro Coqueiros idealizado como um caminho para a compreensão da arte e instrumento para o exercício da sensibilidade.

Leia Mais »

Aposta em projeto de arte e educação

Uma coleção de arte carrega conexões profundas entre o passado, o presente e o futuro. Complexo, o colecionismo, se estruturado como um pilar de atuação no compartilhamento de conhecimentos em diferentes áreas do saber, pode transformar realidades socioeducativas. Com essa convicção, surge em Florianópolis uma iniciativa inédita que muda o panorama institucional de artes visuais da Capital.

Leia Mais »

Instituto Collaço Paulo - Todos os direitos reservados

Pular para o conteúdo