
“Etérea” integra a Maratona Cultural
Já uma tradição na agenda, a Maratona Cultural alcança em Florianópolis (SC) sua décima edição cercada de expectativa em torno de uma intensa agenda entre 22 e 24 de março que celebra o 351º aniversário da cidade no dia 23. Tudo com entrada gratuita, envolve 379 atrações espalhadas por 15 bairros e 81 espaços, entre eles o Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação que integra a iniciativa com a mostra “Etérea” e a realização, neste sábado, dia 23, às 14 horas, do Sábados com Arte, programa desenvolvido pelo Núcleo Educativo coordenado por Joana Amarante e o apoio do arte educador Marcello Carpes.

Experiência de ateliê
O Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação integra a programação da Maratona Cultura 10 Anos, um dos principais eventos multiculturais de Santa Catarina que movimenta Florianópolis entre 22 e 24 de março. Para isso, o Núcleo Educativo propõe um Sábados com Arte, um dos programas desenvolvidos pela instituição que alia reflexão, conhecimento, criatividade e uma boa conversa. No dia 23 de março, a partir das 14 horas, os interessados por participar de uma experiência de ateliê em torno da mostra “Etérea”.

No trato dos bens culturais
No dia 12 de março, às 17 horas, no Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, em Florianópolis (SC), a conservadora-restauradora Sára Fermiano faz a palestra “O Acervo em Tratamento”, ação do Núcleo Educativo vinculada à exposição “Etérea” e ao programa Instituto Conversa. As vagas são limitadas e por ordem de chegada. A entrada é gratuita.

“Etérea” integra agenda do Natal Magia
O Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação integra a programação de Natal Florianópolis 2023, o Natal Magia, que propõe celebrar a data como uma jornada mágica no coração da Ilha de Santa Catarina. Com uma ampla agenda de atrações, a Prefeitura de Florianópolis transforma a cidade em um espetáculo de luzes e magia, criando uma atmosfera festiva com diferentes cenários montados em lugares distintos. A instituição, sediada em Coqueiros, participa com a exposição “Etérea”, que pode ser visitada gratuitamente de segunda a sábado, entre 13h30 e 18h30. Potente, com imagens que se aproximam por uma temática sagrada, a mostra reúne cerca de cem obras, entre trabalhos artísticos e artefatos.

Do humano ao divino
Um novo e inusitado recorte na Coleção Collaço Paulo resulta na exposição “Etérea” que abre no dia 20 de dezembro, no Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, em Florianópolis (SC), com cerca de cem obras, entre trabalhos artísticos e artefatos que se aproximam pelo sagrado. Criadas por artistas conhecidos e desconhecidos, representativos de diferentes escolas e países, as peças abarcam religiões de matrizes distintas, um tempo que se estende entre os séculos 14 e 21, além de uma ampla gama de materialidades e linguagens – bronze, cerâmica, madeira, pintura, escultura, entre outras. O conjunto chama a atenção ora pela imponência e suntuosidade, ora por um austero vigor ou, em outros momentos, pela simplicidade. Sempre sob a ótica do pensamento de uma época, o visitante deve estabelecer correspondências constantes entre as mudanças nos âmbitos do tempo, da vida e da arte, a mostra convida à reflexão. Importante um exame mais atento às raridades.

Visita mediada e atividade educativa
O Sábados com Arte, um dos programas do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, é um espaço voltado ao encontro, à reflexão, ao conhecimento, à criatividade e a uma boa conversa. No próximo sábado, dia 2 de dezembro, entre às 11 e 12 horas, o Núcleo Educativo realiza uma experiência de ateliê em torno da mostra “Elke Hering – Metamorfoses”. Dividida em dois momentos, os interessados irão trabalhar com desenho de observação e modelagem em argila. Gratuita, a atividade no Ateliê de Imersão é aberta à comunidade e ocorre logo após uma visita mediada. Toda a atividade terá tradução em libras. O acesso à participação é por ordem de chegada e as vagas são limitadas. Menores de 14 anos devem estar acompanhados por seus responsáveis.

Iniciativa enriquece a exposição de Elke
O Instituto Collaço – Centro de Arte e Educação, localizado no bairro Coqueiros, em Florianópolis (SC), ativa de novo o programa Instituto Conversa e, de modo simultâneo, promove o pré-lançamento do livro “Elke Hering: Diários de Formação” (Editora Humana), iniciativas que pretendem acionar reflexões em torno da exposição “Elke Hering –Metamorfoses” que se mantém aberta na instituição, com visitação gratuita, até 2 de dezembro. A convidada é a pesquisadora Daiana Schvartz, que vive em Chapecó (SC). O programa ocorre em formato virtual, pelo Youtube, em https://www.youtube.com/@institutocollacopaulo.

Oferta de ferramentas interativas
Ações integradas que envolvem a recepção do público, visitas mediadas, formação de professores, conversações com estudantes e especialistas, recebimento de escolas e grupos representativos de diferentes instituições e entidades de classe, grupos de estudo e atividades no Ateliê de Imersão são ações desenvolvidas na rotina do Núcleo Educativo do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação. Um eixo move o trabalho coordenado por Joana Amarante: o desejo de proporcionar a um amplo público, momentos de reflexão e experiências sobre o fazer e o pensar artístico. A criação de materiais educativos é um outro desdobramento na intensa agenda de trabalho do setor e as ferramentas interativas integram esse processo criativo e oferta.

Experiência de ateliê
O Sábados com Arte, um dos programas do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, é um espaço voltado ao encontro, à reflexão, ao conhecimento, à criatividade e a uma boa conversa. No próximo sábado, dia 18 de novembro, entre às 11 e 12 horas, o Núcleo Educativo realiza uma experiência de ateliê em torno da mostra “Elke Hering – Metamorfoses”. Gratuita, a atividade no Ateliê de Imersão é aberta à comunidade e ocorre logo após uma visita mediada. Dividida em dois momentos, os interessados poderão trabalhar com desenho de observação e modelagem em argila. O acesso à participação é por ordem de chegada e as vagas são limitadas. Menores de 14 anos devem estar acompanhados por seus responsáveis.

Coleção, pensamento e parcerias
O Instituto Collaço Paulo – Centro de Artes e Educação, o Museu da Escola Catarinense (Mesc), o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) unem-se para realizar, no Mesc, em Florianópolis (SC), nos dias 9 de novembro, a partir das 14 horas, e no dia 10, a partir das 9 horas, o seminário “Tudo se Deseja Ver – Mergulhos na Coleção Collaço Paulo”. A agenda prevê também o lançamento do livro “Passado-presente em Obras Tridimensionais: Uma História da Arte de Santa Catarina”, organizado por Sandra Makowiecky e Luana M. Wedekin. A participação é aberta ao público interessado, mediante inscrição (veja serviço).

Nova conexão, agora com a Artestil
O Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação participa com a Artestil, uma das mais tradicionais galerias de arte de Curitiba (PR), de um evento no dia 31 de outubro, às 17 horas, quando a artista Lara Baruzzo apresenta o seu mais recente trabalho, a pintura “São Sebastião Brasileiro” (2023 – óleo sobre tela, 2,20 x 1,20cm) que passa a integrar a Coleção Collaço Paulo, um acervo constituído em Florianópolis (SC) que abarca obras do século 15 ao 21 e está disponível a ações de arte e educação. A primeira parceria entre o Instituto Collaço Paulo e a Artestil consolida o desejo de novas conexões, numa permanente tentativa de ampliar o âmbito das reflexões em torno das artes visuais.

Selo editorial documenta exposição de Martinho de Haro
A serviço da sociedade e do seu desenvolvimento cultural, a Coleção Collaço Paulo envolve inúmeros profissionais e atividades como cuidados com a preservação, práticas de conservação e restauro, criação de conceitos curatoriais, estudos para o campo da arte educação e ações de divulgação, entre as quais está a publicação dos catálogos das exposições realizadas, que somam três com a atual “Elke Hering – Metamorfoses”, aberta até 2 de dezembro. O Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, com pouco mais de um ano de sua inauguração em julho de 2022, lança o segundo catálogo, constituindo a memória da mostra “Indivisível Substância: Martinho de Haro e Florianópolis” e o material educativo “Em Busca de Sentidos”. A iniciativa firma o propósito de produzir arquivos que possam estimular novas investigações e iniciativas de arte educação. O que se quer é ampliar as possibilidades de análises e o uso por parte de professores e estudiosos interessados neste tema. As duas publicações podem ser acessadas de modo virtual.