Notícias

Iniciativa enriquece a exposição de Elke

O Instituto Collaço – Centro de Arte e Educação, localizado no bairro Coqueiros, em Florianópolis (SC), ativa de novo o programa Instituto Conversa e, de modo simultâneo, promove o pré-lançamento do livro “Elke Hering: Diários de Formação” (Editora Humana), iniciativas que pretendem acionar reflexões em torno da exposição “Elke Hering –Metamorfoses” que se mantém aberta na instituição, com visitação gratuita, até 2 de dezembro. A convidada é a pesquisadora Daiana Schvartz, que vive em Chapecó (SC). O programa ocorre em formato virtual, pelo Youtube, em https://www.youtube.com/@institutocollacopaulo.

Leia Mais »

Oferta de ferramentas interativas

Ações integradas que envolvem a recepção do público, visitas mediadas, formação de professores, conversações com estudantes e especialistas, recebimento de escolas e grupos representativos de diferentes instituições e entidades de classe, grupos de estudo e atividades no Ateliê de Imersão são ações desenvolvidas na rotina do Núcleo Educativo do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação. Um eixo move o trabalho coordenado por Joana Amarante: o desejo de proporcionar a um amplo público, momentos de reflexão e experiências sobre o fazer e o pensar artístico. A criação de materiais educativos é um outro desdobramento na intensa agenda de trabalho do setor e as ferramentas interativas integram esse processo criativo e oferta.

Leia Mais »

Experiência de ateliê

O Sábados com Arte, um dos programas do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, é um espaço voltado ao encontro, à reflexão, ao conhecimento, à criatividade e a uma boa conversa. No próximo sábado, dia 18 de novembro, entre às 11 e 12 horas, o Núcleo Educativo realiza uma experiência de ateliê em torno da mostra “Elke Hering – Metamorfoses”. Gratuita, a atividade no Ateliê de Imersão é aberta à comunidade e ocorre logo após uma visita mediada. Dividida em dois momentos, os interessados poderão trabalhar com desenho de observação e modelagem em argila. O acesso à participação é por ordem de chegada e as vagas são limitadas. Menores de 14 anos devem estar acompanhados por seus responsáveis.

Leia Mais »

Coleção, pensamento e parcerias

O Instituto Collaço Paulo – Centro de Artes e Educação, o Museu da Escola Catarinense (Mesc), o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) unem-se para realizar, no Mesc, em Florianópolis (SC), nos dias 9 de novembro, a partir das 14 horas, e no dia 10, a partir das 9 horas, o seminário “Tudo se Deseja Ver – Mergulhos na Coleção Collaço Paulo”. A agenda prevê também o lançamento do livro “Passado-presente em Obras Tridimensionais: Uma História da Arte de Santa Catarina”, organizado por Sandra Makowiecky e Luana M. Wedekin. A participação é aberta ao público interessado, mediante inscrição (veja serviço).

Leia Mais »

Nova conexão, agora com a Artestil

O Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação participa com a Artestil, uma das mais tradicionais galerias de arte de Curitiba (PR), de um evento no dia 31 de outubro, às 17 horas, quando a artista Lara Baruzzo apresenta o seu mais recente trabalho, a pintura “São Sebastião Brasileiro” (2023 – óleo sobre tela, 2,20 x 1,20cm) que passa a integrar a Coleção Collaço Paulo, um acervo constituído em Florianópolis (SC) que abarca obras do século 15 ao 21 e está disponível a ações de arte e educação. A primeira parceria entre o Instituto Collaço Paulo e a Artestil consolida o desejo de novas conexões, numa permanente tentativa de ampliar o âmbito das reflexões em torno das artes visuais.

Leia Mais »

Selo editorial documenta exposição de Martinho de Haro

A serviço da sociedade e do seu desenvolvimento cultural, a Coleção Collaço Paulo envolve inúmeros profissionais e atividades como cuidados com a preservação, práticas de conservação e restauro, criação de conceitos curatoriais, estudos para o campo da arte educação e ações de divulgação, entre as quais está a publicação dos catálogos das exposições realizadas, que somam três com a atual “Elke Hering – Metamorfoses”, aberta até 2 de dezembro. O Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, com pouco mais de um ano de sua inauguração em julho de 2022, lança o segundo catálogo, constituindo a memória da mostra “Indivisível Substância: Martinho de Haro e Florianópolis” e o material educativo “Em Busca de Sentidos”. A iniciativa firma o propósito de produzir arquivos que possam estimular novas investigações e iniciativas de arte educação. O que se quer é ampliar as possibilidades de análises e o uso por parte de professores e estudiosos interessados neste tema. As duas publicações podem ser acessadas de modo virtual.

Leia Mais »

Noite de reconhecimentos em SP

O Sesc Vila Mariana, em São Paulo, abrigou no último dia 3, uma concentração expressiva de críticos de arte, curadores, artistas visuais, pesquisadores, autores e representantes de instituições. Prestigiado, o cerimonial da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) reuniu personalidades de diferentes partes do Brasil que acompanharam a solenidade de condecoração de pessoas e entidades que prestaram serviço em favor da valorização da cultura brasileira entre 2019 e 2022. A pandemia impediu a celebração das condecorações de 2019 e impossibilitou as votações em 2020 e 2021.

Leia Mais »

Conferência internacional

Na próxima segunda-feira, dia 2, às 19h30, “Brasilidade e Simultaneidade: Elke Hering entre Munich, Bahia e Blumenau” é a conferência de Andrea Giunta, renomada pesquisadora argentina do universo das artes visuais, convidada que encerra o programa “Retroprojetor: Encontros do Olhar”. Em formato virtual com transmissão ao vivo, a conferência tem a mediação de Raul Antelo. Tanto ele quanto Giunta falam virtualmente de cidades diferentes pelo canal do Instituto na plataforma do Youtube. Idealizado pelo professor Antelo para o Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, em Florianópolis (SC), “Retroprojetor” constituiu-se de seis encontros reflexivos realizados entre abril e outubro de2023.

Leia Mais »

Destaque na cultura brasileira

No dia 3 de outubro, às 19h, no Sesc Vila Mariana, em São Paulo (SP), o Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação recebe dois prêmios nacionais, concedidos pela Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) que destaca anualmente os artistas visuais, curadores, críticos, autores e instituições que mais contribuíram para a cultura brasileira. Destaque da Região Sul em 2022 na categoria que valoriza cada região do Brasil, a instituição catarinense é outorgada pelo acervo, conservação e documentação histórica da Coleção Collaço Paulo, e Francine Goudel, curadora-chefe, conquista o troféu Gilda de Melo e Sousa concedido a críticos de arte, em começo de carreira, por sua produção ou engajamento em projetos inovadores de divulgação da arte.

Leia Mais »

Ações do Setembro Verde

Na próxima segunda-feira, dia 25, integrantes da Associação de Surdos da Grande Florianópolis (ASGF) visitam o Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação que promove, até o dia 2 de dezembro, a exposição “Elke Hering – Metamorfoses”. Para conhecer a produção da artista blumenauense e dialogar com as profissionais do Núcleo Educativo da casa, está previsto um encontro mediado totalmente em libras, para o público alvo de pessoas com surdez, com a arte educadora e intérprete Carolina Rögelin. Adesão é gratuita e por ordem de chegada. Com a iniciativa, o Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação integra-se à campanha Setembro Verde, mês dedicado aos temas da inclusão social e acessibilidade de pessoas com deficiência, outorgado pela lei nº 11.133 de 14 de julho de 2005.

Leia Mais »

Instituto sedia pré-conferência de cultura

No dia 17 de outubro, às 19h30, o Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação sedia a pré-Conferência Municipal de Cultura promovida pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) para preparar a 10ª Conferência Municipal de Cultura. A Conferência Municipal de Cultura ocorre nos dias 23, 24 e 25 de outubro, entre às 18h e 21h, na Faculdade Senac. A intenção é reunir diferentes propostas do setor cultural e da sociedade civil.

“A pré-conferência é uma oportunidade para entender como se faz a gestão cultural em Florianópolis, conhecer o Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis e também enviar propostas para serem analisadas durante a Conferência”, diz Roseli Pereira, presidente da FCFFC. Para participar, basta estar presente em um dos eventos do calendário organizado numa perspectiva descentralizada.

Leia Mais »

Engajamento pela inclusão

O Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação coaduna-se à campanha Setembro Verde, mês dedicado para discussões e ações de inclusão social e acessibilidade de pessoas com deficiência, outorgado pela lei nº 11.133 de 14 de julho de 2005. Em consonância com os debates nacionais em torno da educação museal e acessibilidade plena, o instituto promove visitas mediadas para grupos especiais em setembro, outubro e novembro. Nesta perspectiva, duas agendas muito desejadas animam a equipe e movimentam o espaço expositivo.

No dia 14 de setembro, a Associação Catarinense para Integração do Cego (Acic) e, no dia 25, a Associação de Surdos da Grande Florianópolis (ASGF) conhecem e dialogam com as profissionais do Núcleo Educativo da casa. No dia 25, está prevista uma visita mediada totalmente em libras, para o público alvo de pessoas com deficiência auditiva, com a arte educadora e intérprete Carolina Rögelin. Adesão por inscrição através do link: https://forms.gle/jes5nL6pq8b3yDQL6

Leia Mais »

Instituto Collaço Paulo - Todos os direitos reservados

Pular para o conteúdo